google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Narguilé: pessoas afirmam que fumam que não faz mal

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Narguilé: pessoas afirmam que fumam que não faz mal

Pessoas que conheço já chegaram e falaram que, fumam narguilé porque não faz mal, já que não tragam a fumaça. 


Faz sentido essa afirmação, levando-se em conta que muitas pessoas acham que tragar a fumaça é puxa-la e segura-la dentro dos pulmões.


Seria bom se fosse assim, e se pudéssemos não tragar a fumaça do narguilé. Porém, infelizmente, não é a realidade.

Publicidade
É basicamente impossível conseguir puxar a fumaça sem que ela passe pelos pulmões, portanto, sem traga-la. Quanto ao narguilé, devido à mangueira e a forma de fumar, eu diria impossível. Se você tentar puxar a fumaça sem leva-la ao pulmão, ela virá basicamente sem gosto, e ainda soltará pouca fumaça, perdendo totalmente o prazer de se fumar narguilé.

Levando-se em consideração que a definição de tragar, mais correta, seria engolir a fumaça levando-a para o pulmão, então, a fala de que ”não se traga a fumaça do narguilé” é MITO.

Fumar narguilé traga SIM a fumaça, e é prejudicial à saúde.


O narguilé é composto por água, tabaco e aromatizantes. De acordo com o professor instrutor da disciplina de pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Igor Bastos Polônio, ao consumir o produto, além de absorver substâncias tóxicas, a pessoa inala os componentes da combustão do carvão utilizado para queimar o fumo.

— O narguilé pode ser pior que o cigarro, pois o tabaco queimado gera as mesmas substâncias nocivas à saúde. Os jovens acreditam que não faz mal e ainda colocam bebida alcoólica, maconha, crack e outras drogas.

Inca intensificará campanhas contra o uso do narguilé


Além disso, o narguilé geralmente é utilizado em grupo de amigos e é fumado por até duas horas seguidas, intensificando a nicotina no organismo. De acordo com o professor, “uma sessão de fumo consiste em inúmeras tragadas".

— Dessa forma, é possível em uma rodada o fumante inalar a quantidade de fumaça equivalente ao consumo de cem cigarros.

Com a pessoa que fuma divide a mangueira, Polônio explica que há maior transmissão de doenças como herpes, gripe e hepatite.

VÍDEO: O NARGUILÉ



Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...