google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Remédios fitoterápicos para ansiedade

sábado, 19 de outubro de 2013

Remédios fitoterápicos para ansiedade

O trio passiflora, valeriana e erva-de-são-joão é bastante utilizado pela indústria farmacêutica em fórmulas que tratam casos de depressão leve a moderada.

 "As três plantas contêm substâncias que atuam nos neurônios e diminuem a atividade do sistema nervoso, relaxando o indivíduo".





-->

Segundo o site da Associação Brasileira de Medicina Biomolecular, os sintomas da ansiedade são insônia, apreensão, irritabilidade, inquietação, impaciência, nervosismo, agitação, hiperatividade, humor lábil, dificuldades de aprendizado.

Use os fitoterápicos a seu favor para combater a ansidade:
(1) Passiflora, ou Passiflora incarnata - Essa espécie de maracujá ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão. Formas de consumo: além de chás, seu princípio ativo entra na fórmula de alguns medicamentos.


(2) Valeriana, ou Valeriana officinalis - Suas propriedades são extraídas da raiz. Melhora o sono.Formas de consumo: é usada na produção de fitoterápicos e em chás e infusões, apesar do gosto amargo.

(3) Erva-de-são-joão, ou Hypericum perforatum - É a mais eficiente para combater a depressão.Formas de consumo: usada na produção de medicamentos, ela só pode ser comprada com receita médica.

(4) Melissa, ou Melissa officinalis - Também conhecida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalmam levemente. Formas de consumo: seu chá é a mais popular.

(5) Camomila, ou Matricaria recutita - Esse tipo de camomila tem efeito calmante. Formas de consumo: suas folhas e flores são empregadas em infusões.

(6) Scutellaria lateriflora
, é um medicamento homeopático que deve ser manipulado em uma Farmácia de homeopatia e manipulação de sua confiança. 
Auxilia no tratamento dos distúrbios do sono, nervosismo, tremores e espasmos. Na Europa é reconhecida oficialmente no tratamento de tensão nervosa, epilepsia e insônia.


(7) Ginkgo biloba, Oxigena melhor as células do cérebro e é antidepressivo.
O remédio possui tarja vermelha e só pode ser vendido com receita médica (a dose máxima recomendada é de 240 mg/dia). 

Na hora de comprar fitoterápicos, procure ficar atento ao rótulo do produto. Nele, há o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. "Para ser registrado, o remédio deve passar por testes que comprovam sua eficácia, segurança e qualidade", esclarece Mônica Soares, especialista em regulação de fitoterápicos da Anvisa.


Se as crises não são graves, os chás podem ser uma aposta certeira. "Os princípios ativos estão presentes de maneira mais branda, o que reduz a probabilidade de complicações", atesta o psicobiólogo Ricardo Tabach, da Universidade Federal de São Paulo. Busque comprá-los em farmácias de confiança e conferir no rótulo o nome científico da planta.


E, mesmo sendo de origem natural, os fitoterápicos devem ser consumidos com cautela. "As plantas possuem milhares de substâncias químicas capazes de reagir de maneira indesejada com medicamentos alopáticos comuns. A passiflora, por exemplo, que é um calmante suave, causa sonolência excessiva se combinada com outros remédios", adverte Canabrava. Não caia no engano de pensar que as plantas são inofensivas. A orientação médica é indispensável.


           

Um comentário:

  1. 5htp e o melhor ansiolitico natural de todos os tempos ate o momento, extrato de uma planta da africa e tomar e se acalmar tanto quanto com fluoxetina, tomem e comprovem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...