google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Classificação das lesões, queimaduras

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Classificação das lesões, queimaduras

Queimaduras são lesões dos tecidos orgânicos em decorrência de trauma de origem térmica resultante da exposição a chamas, líquidos quentes, superfícies quentes, frio, substâncias químicas, radiação, atrito ou fricção.








As principais alterações fisiológicas que ocorrem num processo de queimadura são:
aumento de permeabilidade capilar e edema. A lesão térmica determina a exposição do colágeno no tecido afetado levando à liberação de histamina. A histamina juntamente com outras cininas ativa o sistema do ácido arquidônico liberando prostaglandinas. Todos esses mediadores inflamatórios aumentam a permeabilidade capilar aos líquidos com conseqüente edema. 

Classificação das lesões.
Determinar o grau da lesão é determinar a profundidade da queimadura (se atingiu epiderme, derme ou outros tecidos). Muitas vezes a diferenciação entre os graus de lesão pode ser difícil e o diagnóstico de certeza só pode ser realizado através de histopatologia do tecido. 

Lesão de Primeiro Grau
Atinge a epiderme (camada mais externa) e não provoca alterações na hemodinâmica. Clinicamente caracteriza-se por eritema e dor local sem a presença de bolhas ou flictenas. Um bom exemplo é a queimadura solar.  

Lesão de Segundo Grau  
Queimadura que atinge tanto a derme quanto a epiderme. A característica mais marcante é a presença de bolhas.  

Lesão de Segundo Grau Superficial:
Atinge epiderme e superfície da derme apresentando lesões bolhosas eritematosas.

Lesão de Segundo Grau Profunda:
Acomete também uma porção mais profunda da derme. As bolhas apresentam fundo de coloração violácea ou esbranquiçada. O diagnóstico diferencial principal é com a lesão de terceiro grau ( queimaduras de segundo grau são dolorosas e as de terceiro grau não costumam doer). Como exemplo figuram as leões por escaldadura (líquido superaquecido).
Lesão de Terceiro Grau 
É uma queimadura que acomete todas as camadas da pele e pode atingir também outros tecidos (subcutâneos músculos e ossos). A lesão característica apresenta-se com aspecto duro, inelástico, esbranquiçado ou marmóreo, perda de sensibilidade no local e presença de vasos trombosados. As queimaduras de terceiro grau podem ter causa elétrica ou térmica.

Aqui vamos a uma breve aula de Biologia!

Epiderme
Parte superficial da pele, ficando em contato com o meio ambiente. Por isso ela funciona como uma barreira contra as agressões do sol, frio, poluição, bactérias etc.

Derme
Camada mediana da pele, logo abaixo da epiderme. Ela é formada por fibras de colágeno e elastina que dão a tonicidade e elasticidade á pele. Esta Poe sua vez, abriga elementos essenciais: os vasos os vasos sanguíneos, as glândulas sudoríparas, as terminações nervosas.

Hipoderme
Camada mais profunda da pele. É formada por milhões de células gordurosas e possui vasos sanguíneos mais grossos. Além de delinear o corpo, pois é nesta camada que a gordura se acumula, a hipoderme ajuda a manter a sua temperatura e funciona como um reservatório de energia.
 
Vídeo: primeiros Socorros, queimaduras



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...