google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Casamento: como não “perder a graça’’?

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Casamento: como não “perder a graça’’?

Atualmente as relações afetivas que configuram o namoro são mais ousadas do que antigamente, ou seja, hoje o sexo não tem mais uma conotação de pecado ou associação com a prostituição para a grande maioria.

Essa é uma questão delicada que merece muita atenção da parte dos pais e responsáveis por adolescentes para que esta fase seja passada de forma saudável. Mas o assunto hoje é o casamento.


É inevitável que haja mudanças nos relacionamentos após o casamento. A adaptação ou conformação de um casal geralmente é impactante nas vidas de ambos, e é imprescindível ter flexibilidade e sabedoria nestes momentos. O termo conformação parece assustador a principio, mas se pararmos para refletir é isso que acontece, uma espécie de negociação entre o casal, porque cada um é singular, e as vivências de casal acabam resultando em novas formar de ser e fazer juntos.
A conformação pode ser negativa quando uma das partes acaba diluindo seu eu, suas vontades para agradar ao outro por receio de perder a pessoa amada ou mesmo por submissão devido a imposição ou abuso de poder exercida pela outra parte.

Quando isso começa acontecer na vida de um casal e mais a soma da rotina desgastante o casamento entra em crise ou ‘’perde a graça’’. Com certeza fatores financeiros, de saúde, sexual, violência, vícios, e outras responsabilidades também levam a crise de um relacionamento.

A boa notícia é que é possível resgatar o lado bom do relacionamento. Pequenas atitudes podem dar fôlego novo até mesmo às relações antigas.


Aqui vão algumas dicas para revigorar o relacionamento:

· Não espere o outro adivinhar seus pensamentos, exponha desejos e vontades.

· Negocie interesses divergentes e estabeleça os próprios limites. Isso é conformar-se saudavelmente.

· Encontrem uma atividade para praticar juntos.


· A harmonia é essencial para que haja admiração de ambos. Isso fortalece o vínculo do casal.

· Cuidar da aparência para elevar a auto-estima e ser valorizado.

· Dividir as tarefas domésticas. Estudos mostram que essa atitude está intimamente ligada à satisfação feminina no casamento.



A fase do namoro geralmente é apreciada por muitos, então o ideal é mantermo-nos eternos namorados. Que ninguém se esqueça de namorar depois de casar!

Indico um livro chamado: O Anel que Tu Me Deste - O Casamento no Divã da Editora Artemeios. A autora é a terapeuta familiar Lidia Aratangy. O livro aponta as queixas mais comuns entre casais. Enquanto homens reclamam do desinteresse sexual das mulheres, elas reclamam da falta de colaboração nas atividades domésticas. Que tal ler a dois?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...