terça-feira, 14 de abril de 2015

“Bom Mestre! O que devo fazer para herdar a vida eterna?” Marcos 10:17

Certo dia, um homem chegou a Jesus e perguntou: " o que devo fazer para herdar a vida eterna", ao que Jesus lhe perguntou: "conheces os mandamentos?", "sim", disse ele, "tenho observado desde a minha mocidade". Jesus replicou: "falta-lhe uma coisa. Vai vende tudo que tens, dá aos pobres e vem e segue-me". O homem, muito triste, nada mais respondeu, pois era muito rico.

 
Podemos aprender algumas lições importantes nesse episódio: 
a) o homem conhecia a "bíblia" muito bem, sabia os dez mandamentos desde a sua mocidade, mas apenas observava-os, não conseguia cumpri-los! 
b) ler a bíblia á muito bom para se ter cultura religiosa, mas não é suficiente para libertar o ser humano de sua natureza pecadora, pois, embora conhecendo os mandamentos, não conseguia se libertar do poder do pecado! Essa é a realidade que se observa nos vários segmentos religiosos em nossos dias, acentuando-se cada vez mais. Muita religiosidade. muita regra e conceitos teológicos e pouco conhecimento de Deus. 
Se conhece muito "sobre" Deus, mas não se conhece a Deus. Deus disse para Abraão: "anda em minha presença e sê perfeito". Observemos que Deus disse "anda" e não "estude-me" para ser perfeito! Andar com Deus não é frequentar uma instituição religiosa, mas viver com Ele! Foi isso que Jesus quis dizer ao moço rico que conhecias muito bem a lei! Mas não conhecia a Deus. 
Em João 5:39 e 40, Jesus critica os fariseus, pois eles "julgavam" ter a vida eterna por ao lerem o livro a lei "a bíblia daquele tempo", mas não queriam vir a Cristo para ter a vida eterna! Pena que a religião ainda ensina que Jesus mandou ler as "escrituras" citando esses dois versos de João. Pior ainda, que tais líderes que assim ensinam, na sua maioria, são doutores ou graduados em teologia! "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor" disse o profeta, mas isso só é possível através da intimidade pessoal com Deus, ou seja, oração! 
Pena que isso é o que menos se observa nos templos, pois as liturgias e as leituras e pregações para fiéis, sob o pretexto de que a "palavra" precisa ter lugar nas reuniões. Oração? Oremos o "pai nosso" e ficamos satisfeitos! Deus nos abençoe, e nos discipline sobre o verdadeiro conceito do que é a "Palavra de Deus" em nós - Jesus Cristo, nosso único Rei e Senhor!





     







   







Nenhum comentário:

Postar um comentário