google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Confira musculação ajuda na saúde do cérebro

domingo, 7 de agosto de 2022

Confira musculação ajuda na saúde do cérebro



Pessoas de todas as idades devem se exercitar adequadamente para ajudar a ter cérebros mais saudáveis!!!

Com o avanço da idade, aumenta a incidência de doenças neurodegenerativas, como a demência. Com elas vêm a perda de memória, alterações no humor, declínio cognitivos e vários outros problemas que causam sofrimento às pessoas idosas e suas famílias. 

Após elas ocorrerem, o tratamento costuma ser muito difícil e os desfechos nem sempre são favoráveis, então é importante que se adotem estratégias preventivas. Dentre elas está o exercício físico. Umas das formas pela qual o exercício parece ajudar é pelo aumento da expressão de BDNF, a sigla em inglês para fator neurotrófico derivado do cérebro. 

Para entender melhor como o exercício atua, um grupo de pesquisadores belgas (Marinus et al., 2019) fez uma interessante revisão para examinar a elevação de BDNF após uma sessão de diferentes formas de exercício em pessoas idosas.

Os resultados revelaram que, no geral, o exercício aumenta os níveis de BDNF, ou seja, cada vez que você exercita você está dando uma pílula fortalecedora para seu cérebro!! Agora, vem uma parte interessante, quando se analisou os tipos de exercícios, a musculação sozinha ou combinada com aeróbios aumentava o BDNF, mas o aeróbio sozinho não fazia isso.

Ou seja, a musculação parece ser um remédio eficiente, mas o aeróbio nem tanto. A causa da ineficiência pode estar, segundo os autores, no tipo de aeróbio realizado, pois idosos normalmente fazem aeróbios de baixa intensidade e duração moderada e os benefícios vem dos treinos mais intensos. Os autores reforçam ainda que essa recomendação de se treinar em esforços altos também vale para a musculação, já que treinos mais “fracos” trazem resultados piores.
.
Na aula sobre idosos no #nerdflix (link no perfil) eu trago diversas recomendações importantes e mostro a importância da intensidade para vários aspectos, agora inclua-se também esse potencial efeito no cérebro! 

(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)

Um comentário:

  1. Indiquei esse artigo pro meu pai, que insiste em continuar na vida sedentária, mas vamos conseguir mudar isso! =]

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...