google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Faça musculação: metabolismo fica mais lento com os músculos fraco

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Faça musculação: metabolismo fica mais lento com os músculos fraco

Quem está com dificuldades para perder peso frequentemente coloca a culpa no seu “baixo metabolismo” ou metabolismo lento.Então, esta é uma barreira real para perder peso, ou a culpa na verdade é do excesso de comida e falta de exercícios?

À medida que envelhecemos, tendemos a ganhar gordura e perder músculo. Isto é uma das explicações pelas quais o seu metabolismo basal tende a diminuir com a idade. Jejum, fome e o sono também diminuem o metabolismo.

Confira mais o que pode diminuir seu metabolismo
Não comer o suficiente
Pode parecer lógico que, para emagrecer, nós devemos comer menos. Entretanto, esse “comer menos” não significa que devemos cortar refeições ou seguir uma dieta radical e hipocalórica em níveis extremos.

Quando fazemos isso, o nosso organismo reduz o ritmo com o qual queima calorias — para conservar as poucas que estamos consumindo através dos alimentos —, sem falar que também começamos a usar a massa muscular como energia, e tudo isso faz com que o nosso metabolismo fique mais lento.

Assim, em vez de ficar sem comer e correr o risco de sofrer com deficiências nutricionais ou de frear o seu metabolismo, é muito melhor escolher uma dieta equilibrada e saudável e combinar o regime com a prática de exercícios físicos. E falando neles...

Publicidade

Não cultivar os seus músculos
Sabia que quanto mais massa magra (tecido muscular) você tiver, maior será a queima de calorias enquanto o seu corpo estiver em repouso? Assim, se você quiser acelerar o seu metabolismo, é melhor começar a cultivar os seus músculos!

Veja, caro leitor, não estamos querendo dizer com isso que você deve virar uma montanha de músculos ou algo parecido! Mas, se você não quiser que o seu metabolismo se torne lento feito uma lesma, então é interessante pensar em fazer uma musculaçãozinha. Você não é muito fã desse tipo de atividade? Nesse caso, você pode, por exemplo, dar uma caminhada de dois minutos a cada hora — que já ajuda bastante.

Não consumir proteínas suficientes
Conforme mencionamos no item anterior, ter um maior índice de massa magra pode ajudar a acelerar o metabolismo. No entanto, apesar de ir à academia ajudar você a cultivar músculos, é fundamental consumir uma dieta equilibrada para ganhar massa muscular — e para isso é importante ingerir a quantidade certa de proteínas.

Sendo assim, se você tem intenção e ganhar músculos, o ideal é consumir entre 2 e 3 gramas de proteína por quilo de peso corporal. E não precisa ser só bife não! Alimentos como tofu, iogurte, peixes, ovos, grão-de-bico, nozes, pistache, frango etc. são fontes de proteínas, portanto, inclua na dieta.

Dormir durante o dia
Você é do tipo que não dispensa uma bela soneca durante o dia ou, por trabalhar no turno da noite, não tem outra opção além de inverter a rotina e dormir enquanto a maioria das pessoas está acordada? Pois estudos apontaram que indivíduos que dormem durante o dia e são mais ativos à noite queimam menos calorias do que quem segue uma rotina mais convencional.

Essa redução no ritmo metabólico provavelmente está relacionada com a forma como os nossos relógios biológicos respondem a essa inversão de horários. Por isso, caso você seja um notívago incurável ou trabalhe à noite, para evitar ganhar uns quilinhos a mais, tente cortar entre 50 e 60 calorias da sua dieta diária.

Bater o cartão no Happy Hour
Se você é daqueles que não perde um happy hour, saiba que bebericar aquela cervejinha ou chope com os amigos com muita frequência pode estar prejudicando o seu metabolismo. Isso porque o nosso organismo processa as bebidas alcoólicas antes dos alimentos que porventura tenhamos consumido — e isso acaba bagunçando e reduzindo todo o processo metabólico.

Para evitar o problema, você não precisa virar um ermitão e deixar de curtir suas sessões nos bares da vida. Basta fazer alguns ajustes, como dar preferência a bebidas menos calóricas e não se empanturrar com porções de batatas fritas, provolone empanado, mandioca com bacon e outras comidinhas (gordas e) típicas de boteco.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...