google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Confira os benefícios dos alimentos alcalinos, como atuam em nosso corpo

sábado, 7 de outubro de 2017

Confira os benefícios dos alimentos alcalinos, como atuam em nosso corpo

No entanto, é possível que muitos se perguntem o seguinte: é. De acordo com a dieta alcalina, um dos problemas típicos da alimentação moderna, composta principalmente de alimentos embalados, refinados e processados, proteínas animais e açúcares, é que esta tende a ter um efeito acidificante sobre o corpo, com consequências para a saúde como, por exemplo, o risco de doenças inflamatórias e câncer.




Publicidade

Seguindo este ponto de vista, seria válido consumir alimentos alcalinos mais e mais vezes, pois eles seriam capazes de trazer o pH sanguíneo para alcalinidade e, portanto, reequilibrar o corpo.

Mesmo se você não for fã ou não entender bem esta teoria – seus críticos consideram sem fundamento científico –, você há de concordar que os alimentos recomendados (todos do reino vegetal) são, sem dúvidas, saudáveis, e suas propriedades já foram estudadas e se mostraram bastante benéficas para o organismo. Recomendamos então, que você os agregue em sua dieta, alternando, dependende da época do ano e de seu gosto pessoal, alguns destes alimentos. Por que não?

Raízes
Beterrabas, nabos, cenouras, rabanetes e todas as outras raízes e tubérculos têm um efeito alcalinizante sobre o corpo. Além disso, são ricos em minerais e fibras e, portanto, sem dúvida, contribuem para uma boa saúde geral do organismo. Podem ser comidos crus ou cozidos ao vapor ou em água fervente e temperados com um fio de azeite extravirgem, sal e ervas aromáticas como hortelã ou salsinha.

Crucíferas
Os efeitos benéficos dos vegetais crucíferas (toda a família dos repolhos e brócolis) são agora conhecidos. Além de mudar o pH do corpo, no sentido de proporcionar uma ligeira alcalinidade, reforçam o sistema imunológico, melhoram a digestão e têm reconhecidas propriedades preventivas a certos tipos de tumores. Na época das crucíferas, podemos abusar destes alimentos comendo-os todos os dias, porque de fato, a sua variedade é muito grande, podendo escolher entre brócolis, couve-flor, couve, repolho branco, roxo, etc.

Vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes estão entre os alimentos mais saudáveis que existem e devem ser consumidos crus ou cozidos no vapor – preferencialmente, alternando-se o preparo, a cada vez que for consumido -. Por exemplo, espinafre e acelga, são perfeitos para manter o equilíbrio ácido-base do corpo adequadamente. Também contêm fibras, minerais e vitaminas, necessárias para o bem-estar diário do nosso corpo.

Alho
O alho tem muitas propriedades e é considerado um dos melhores alimentos que você pode consumir, se deseja manter-se em bom estado de saúde. Além de ser alcalinizante, o alho é um antibacteriano natural, melhora a saúde do coração e ajuda o sistema imunológico, tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e contribui para uma boa desintoxicação. Pode, portanto, ser considerado, por todos os efeitos, um superalimento, entre outros de baixo custo e sempre disponível.

Limões
Pode parecer estranho falar de limões como fonte de alimento, mas é a verdade. O limão como fruta alcalinizante é extraordinário, porque tem um pH ácido, devido ao teor de ácido cítrico. Na verdade, o efeito alcalinizante ocorre uma vez que o limão é absorvido pelo corpo, especialmente se a ingestão foi feita com um pouco de água na parte da manhã, com estômago vazio. As vantagens são muitas: ajuda o sistema imunológico, contribui para a desintoxicação do fígado, melhora a digestão e auxilia na perda de peso. Também acaba garantindo energia e vitalidade da pessoa, já no início da manhã.

Pepino
O pepino é um alcalinizante vegetal particularmente valioso, devido a sua composição, riquíssimo em água, que chega a 95% do seu peso. Não é por acaso que a estação deste vegetal é o verão, mesmo porque torna-se essencial por conta de seu poder de hidratação, bem como por causa de sua composição rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Os pepinos são geralmente consumidos crus em saladas, mas uma ótima maneira de comê-los é também incluí-los em sucos, junto com outras verduras ou frutas.

Aipo
Assim como pepino, aipo é também um vegetal alcalino particularmente rico em água. Utilizado muitas vezes em sopas e como condimento base como a cebola, seria mais interessante se fosse consumido cru em saladas ou adicionado a sucos. Aipo fornece uma boa dose de vitamina C e é recomendado como um lanche ou petisco, mesmo para aqueles que querem perder peso, pois tem muito poucas calorias e é diurético. No verão um petisco leve e muito saudável pode ser feito com aipo e cenoura cortados em tirinhas e servidos com um molho feito de azeite, limão, sal e pimenta-do-reino em pó. Chic!

Maçãs
Maçãs, como a maioria das frutas, são alcalinizantes e ainda apresentam a vantagem de fornecer ao corpo, fibras essenciais para o bom funcionamento intestinal, e nutrientes tais como vitaminas, minerais e outras substâncias úteis para o corpo se manter saudável. O ideal seria a consumi-las com a casca, que é a parte mais rica em nutrientes, mas para comê-las inteiras é muito importante que sejam de origem orgânica pois a cultura de maçãs é uma das mais bombardeadas de agrotóxicos.

Abacate

O abacate pode ser considerado um verdadeiro presente da natureza, dadas as suas características. Tem uma reputação de ser muito calórico, pois contém muitas gorduras, mas na realidade são gorduras boas (incluindo Ômega 3) e, caso seja comido com equilíbrio, em porções controladas, não contribui para o ganho de peso. Essa fruta também contém minerais, vitaminas, antioxidantes e detém um bom pH alcalinizante.

Uva
Outro fruto incrível, dado seu poder alcalinizante, é a uva. Cada vez que comer um cacho, ou uma porção, são fornecidos ao nosso corpo: água, minerais, vitaminas e antioxidantes, como o famoso resveratrol. Um método que é muitas vezes usado, não apenas para equilibrar o pH do corpo, mas também para purificar e desintoxicar, é a cura de uva - uma dieta baseada toda em uva ou sucos dessa fruta, para seguir geralmente por um período de 1-2 ou 3 dias. greenme

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...