google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Confira a importância da musculação na terceira idade, reduz doenças crônicas

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Confira a importância da musculação na terceira idade, reduz doenças crônicas

Nos dias de hoje, a musculação segundo Bittencourt (2004), é uma das atividades físicas que mais proporcionam benefícios a saúde e qualidade de vida na terceira idade, sendo também eficaz na prevenção de doenças causadas em virtude da dor crônica.

Atualmente, a musculação é uma atividade física muito indicada para indivíduos que ingressam na terceira idade”. 



Publicidade
Para os autores, o treinamento com pesos é muito eficaz na prevenção e tratamento de doenças como a osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes, e tem como objetivo aumentar a massa muscular, densidade óssea, aperfeiçoando o desempenho relacionado à força, melhorando as condições funcionais do aluno, fazendo com que ele realize os esforços da vida diária com mais segurança, disposição, facilidade e sem a dependência de terceiros.

Quer saber todos os benefícios da musculação na terceira idade?  

Selecionamos alguns motivos para que as pessoas com mais de 60 anos de idade não fiquem em casa e procurem a academia de ginástica mais próxima.

1. Melhora a força e a flexibilidade: isto é importante para manter o idoso seguro em suas atividades diárias, tornando-o menos vulnerável a quedas, uma das maiores preocupações das pessoas na terceira idade e que, muitas vezes, levam o idoso a não sair de casa, resultando em seu isolamento.

2. Aumenta a densidade óssea: a musculação na terceira idade pode ajudar a proteger o corpo contra a osteoporose, uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e mais suscetíveis às fraturas.

3, Reduz a gordura corporal: além de uma dieta saudável, a musculação na terceira idade é importante para a manutenção do peso. Este tipo de exercício, diferente de modalidades aeróbicas, é de baixo impacto, e isso reduz as chances das lesões e das fraturas.

4. Reduz a dor articular: pesquisas demonstram que a musculação na terceira idade pode contribuir para a redução de dores das articulações, como coluna, ombros e joelhos. Sabe aquelas dores na coluna ou nos joelhos, das quais os idosos vivem se queixando? A musculação comprovadamente ajuda a combater dores em articulações e ainda melhora a postura corporal.

5. Melhora a postura corporal: ao treinar a musculação na terceira idade, pode-se perceber uma melhora na postura, já que com o avanço da idade, o sistema muscular esquelético vai perdendo a sua tonicidade.

6. Reduz os sintomas de doenças crônicas: a musculação na terceira idade pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e distúrbios do sono. Isso porque aumenta os níveis de serotonina do corpo e melhora a frequência cardíaca e a pressão arterial.

7. Melhora a autoestima: melhorar a sua força e seu físico pode contribuir para que o idoso tenha mais confiança no seu dia a dia, o que influencia em uma melhor qualidade de vida e em uma melhora em sua autoestima.


De todas as atividades de reforço muscular, a musculação é uma das poucas que ajuda no aumento da densidade óssea, por utilizar exercícios de tração e peso. 
Além disso, os exercícios dessa prática esportiva quando realizados pelo idoso, conforme a literatura analisada, geralmente amenizar as perdas funcionais durante o processo de envelhecimento, fazendo o idoso ganhar força e potência, massa muscular, massa óssea das funções cardiovasculares e respiratórias, além de auxiliar na recuperação da agilidade, flexibilidade entre outras. Mas não podemos esquecer que a população idosa é mais frágil, e precisa de cuidados específicos. 

Profissional deve ser consultado. Antes de começar qualquer atividade física, que deve ser acompanhada por profissional qualificado, o idoso deve ter a recomendação médica. “Existe o risco cardiovascular. 

O idoso precisa ser submetido a exames, às vezes mais aprofundados para ver se está apto. Se tiver um quadro de angina e arritmia, por exemplo, pode até morrer durante a atividade, especialmente se ele for sedentário”. 

O importante nesta prática é a repetição e não a carga – que, se não for adequada, pode causar dores nos músculos e articulações.

Muitos idosos não procuram as academias por conta de algumas doenças. Por isso, recomenda-se um trabalho de informação e conscientização sobre os benefícios da musculação para os idosos, enfatizando o combate às doenças, a redução do índice de dor, as melhores na circulação sangüínea e vários outros benefícios surgidos em virtude das atividades de força e potencia muscular.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...