google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O Jogo do suicídio. Felipe Neto diz sofrer depressão e faz alerta

quarta-feira, 14 de junho de 2017

O Jogo do suicídio. Felipe Neto diz sofrer depressão e faz alerta

Felipe diz que acredita que o desafio da Baleia Azul, em si, não é o responsável pela morte de jovens que completam todas as etapas e se suicidam. 

Ele classifica o jogo como “uma consequência de pessoas que estão passando por problemas” e instrui espectadores a prestar atenção aos sinais da depressão, que é uma doença que tem se manifestado cada vez mais entre jovens.

Enquanto a polícia em diferentes estados investiga a ligação entre casos de suicídio e o "jogo da baleia azul", o youtuber Felipe Neto divulgou um desabafo que ele considerou o vídeo mais importante que já fez. 

Publicidade
O influenciador digital revela que foi diagnosticado com depressão, mas diz que leva uma vida normal, já que faz tratamento para a doença. Ele acha que, para evitar mortes de adolescentes que se envolvem com o jogo, os familiares devem, antes de qualquer coisa, parar de chamar a depressão de "frescura" ou "coisa da sua cabeça".

"A depressão não é uma fase. A depressão é uma doença. Trata-se de um distúrbio cerebral, que pode ser consequência de um desequilíbrio químico no cérebro da pessoa", afirma Felipe na gravação. O jovem ressalta a importância de oferecer apoio a quem apresenta os sintomas e diz que o vídeo tem por objetivo alertar familiares e amigos que não dão a devida atenção a quem está depressivo. O youtuber acredita que o "desafio da baleia azul" é um problema porque atrai as pessoas que sofrem com distúrbios de saúde mental, como a depressão.

"Vocês acham que o jogo da Baleia Azul é o responsável pela morte desses jovens? Eu não gostaria de acreditar que alguém saudável, estável psicologicamente jogue um jogo desse e termine se matando. Então eu acho que o problema aqui não é o jogo. Eu vejo muita gente falando 'porque o jogo matou...cuidado com o seu filho jogando o jogo'. Sim, óbvio, cuidado com o seu filho, óbvio. Mas, cuidado com o seu filho", salienta o youtuber.

"Se você diz 'isso é frescura', 'isso é coisa da tua cabeça', 'precisa tomar um tapa na cara pra acordar' para uma pessoa depressiva, você está empurrando ela mais um passo em direção à depressão profunda, em direção ao suicídio. Você está cientificamente errado. Não é uma questão de opinião", alerta. Felipe diz ainda que o preconceito acaba impedindo que muitas pessoas procurem ajuda.

Ao longo da gravação, Felipe lista uma série de dados sobre sucídio no Brasil e no mundo, além de dar conselhos a seguidores que também passam pelo mesmo problema. "Eu sofro com depressão. É um problema leve, o meu. Não é muito grave. Eu sou diagnosticado e medicado e vivo muito bem a minha vida. Você também pode viver a sua, não importa o grau da sua depressão", acrescenta.

"O mundo precisa enxergar que o suicídio é a consequência de um problema de saúde pública", afirma Felipe. "O mundo não te abandonou. Você apenas não encontrou as pessoas certas para se sentir seguro o suficiente para falar sobre os seus problemas. Encontre essas pessoas. Pode ser o seu pai, pode ser sua mãe, pode ser seu melhor amigo, pode ser sua irmã. Conta o que você está sentindo. Abre o seu coração", sugere o youtuber.


"O mundo não te abandonou. Você apenas não encontrou as pessoas certas para se sentir seguro o suficiente para falar sobre os seus problemas. Encontre essas pessoas. Pode ser o seu pai, pode ser sua mãe, pode ser seu melhor amigo, pode ser sua irmã. Conta o que você está sentindo. Abre o seu coração", sugere o youtuber.

Na gravação, direcionada tanto a pais de adolescentes quanto a pessoas com depressão, ele diz que ninguém deve ter medo de pedir ajuda ou se referir ao doente como alguém que “quer chamar atenção ou que não sabe lidar com os problemas da vida”. “As vezes um pedido de atenção é um grito por socorro”, ressalta.

Além de buscar ajuda com um psiquiatra, Felipe recomenda também a terapia. "É ajuda para tudo na sua vida". Para divulgar apoio psicológico, ele colocou na descrição do vídeo um link que lista uma série de associações que oferecem ajuda a pessoas que não podem arcar consultas com psicólogos.
oglobo.globo
 
BALEIA AZUL - O QUE VOCÊ NÃO SABE!
 

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...