google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Conheça os sinais para prevenir AVC (acidente vascular cerebral)

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Conheça os sinais para prevenir AVC (acidente vascular cerebral)

Conhecer os sinais de um AVC (acidente vascular cerebral), ou também conhecido como derrame, é o primeiro passo para a sua prevenção. O AVC ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma área do cérebro é interrompido – pelo rompimento ou interrupção dos vasos sanguíneos. As células cerebrais, privadas de oxigênio e glicose necessária para sobreviver, podem morrer.

 

Se um acidente vascular cerebral não for descoberto cedo, poderá resultar em danos cerebrais permanentes ou até mesmo em óbito.


Publicidade
1) Como ocorre um AVC Derrame?

Existem dois tipos de acidente vascular cerebral:
AVC Isquêmico – ocorre quando surge um entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, ou seja, quando existe coágulo nos vasos sanguíneos do cérebro, ou mesmo em vasos sanguíneos em outras partes do corpo e, em seguida, viajam para o cérebro.

AVC Hemorrágicas – ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro sofre rompimento. O resultado é o sangramento no tecido cerebral, causando danos às células cerebrais. As causas mais comuns de AVC hemorrágico são aneurismas cerebrais e pressão arterial elevada. Um aneurisma é uma fraqueza ou magreza na parede dos vasos sanguíneos.
 

2) Quais são os sintomas de AVC Derrame?

Os sintomas mais comuns de um AVC são:
Fraqueza ou dormência no rosto, braço, perna ou de um lado do corpo.
Formigamento de um lado do rosto, braço ou perna.
Perda da visão ou escurecimento em um ou ambos os olhos.
Perda da fala, dificuldade para falar ou entender o que os outros estão dizendo
Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa conhecida
Vertigem, perda de equilíbrio, geralmente, combinado com náuseas e vômitos.


3) O que fazer se tiver sintomas de AVC Derrame e como prevenir?

Chame imediatamente um serviço de saúde como o 192 (SAMU). O AVC é uma emergência médica. O tratamento imediato pode salvar sua vida ou aumentar suas chances de uma recuperação completa.

Até 50% de todos os acidentes vasculares cerebrais são evitáveis. Muitos fatores de risco podem ser controlados antes que eles possam causar problemas.

Fatores de risco controláveis:

Pressão alta
A fibrilação atrial
Diabetes não controlada
O colesterol alto
Fumantes
Consumo excessivo de álcool
Obesidade

Fatores de Risco incontrolável:

Idade (acima de 65 o risco aumenta)
Gênero (Os homens têm mais AVC)
O histórico familiar de AVC

O seu médico pode avaliar o risco de acidente vascular cerebral e ajudá-lo a controlar seus fatores de risco. Algumas vezes, as pessoas têm sinais de alerta antes que o AVC ocorra.

É possível que os sintomas sejam tão leves que passam desapercebidos. Check-ups regulares são importantes para reconhecer um problema antes que ele se torne sério. Relatar quaisquer sintomas ou fatores de risco para o seu médico é primordial.

Confira mais detalhes sobre como reconhecer um AVC
como reconhecer um avc derrame
biosom 


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...