Desativar para: inglês

terça-feira, 16 de maio de 2017

Transtorno obsessivo - compulsivo (TOC)

Comportamentos Compulsivos ou também chamados de Comportamentos Aditivos são hábitos aprendidos e repetitivos em excesso, eles ocorrem quase que automaticamente.

São seguidos por uma descarga de alívio de ansiedade e angústia. Esses Comportamentos Compulsivos não permitem o bem estar mental pleno, ao conforto físico e à adaptação social.



Exemplos:

Se a pessoa contra sua vontade é acometida pela ideia de que está se contaminando através de alguma sujeira nas mãos, terá pronto alívio em lavar as mãos. Entretanto, se tiver que lavar as mãos 40 vezes por dia, ao invés de adaptar essa atitude, acaba por esgotar.

Bulimia. Se a pessoa tem um pensamento incômodo de que aquilo que acabou de comer poderá engordá-la, terá alívio dessa sensação provocando o vômito, ou tomando laxantes.


Estamos falando, pois dentro dos comportamentos compulsivos teríamos, além do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), o Transtorno do Esquema Corporal ou ainda chamado de Transtorno Dismórfico Corporal, que é a Anorexia, a falsa imagem do corpo, onde as pacientes acham que estão gordas.

Não há uma causa bem estabelecida para a ocorrência destes comportamentos, são hábitos aprendidos no seio familiar,seja por razões psicológicas ou biológicas, podem ser entendidos como atitudes de enfrentamento da ansiedade e angústia, trazendo conseqüências físicas, psicológicas e sociais graves.

Primeiramente o paciente acaba tornando-se dependente dessas atitudes, as quais ocupam um espaço importante no seu cotidiano. Em alguns casos ocorrem danos físicos, no caso da anorexia pode ocorrer à desnutrição e isto levar a outros problemas de saúde e até a morte.

Publicidade
Geralmente essas pessoas sentem desconforto emocional se não fizerem esses comportamentos ritualísticos, apresentam grande angústia ou ansiedade na ausência ou na impossibilidade em realizar a atividade compulsiva, isso acaba causando irritabilidade nos pacientes.

A ocorrência de tais comportamentos pode resultar em prejuízo no trabalho, na conclusão de tarefas, na liberdade de sair de casa, na vergonha do contato com outras pessoas.

Quando surgem estas conseqüências, prejuízos significativos à vida da pessoa, de sua família e amigos, devemos procurar ajuda urgente de um profissional.
  

 Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...