google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Seu cachorro late demais? Saiba como lidar com isso!

domingo, 21 de maio de 2017

Seu cachorro late demais? Saiba como lidar com isso!

Então, antes de dar bronca no peludo, avalie se ele está mesmo passando dos limites ou se é do próprio instinto natural dele este comportamento. Afinal, o cão que late muito extravasa suas emoções, porém, este “muito” deve ter seus limites. 



O normal é que ele lata de vez em quando, não de maneira contínua ou durante a madrugada toda. Se isso estiver acontecendo, deve-se procurar auxílio de um veterinário, que irá avaliar se há algum problema físico ou psicológico com ele e, se for o caso, encaminhar para um adestramento profissional.

O problema pode ser você
Inevitavelmente, latidos excessivos indicam que existe um problema… com o humano, e não com o cão. Eles sentem que o bando não está em equilíbrio, portanto as necessidades do cão não estão sendo atendidas. O latido é a única maneira que o cachorro tem para te avisar que alguma coisa está errada.

Um cão latindo significa que ele precisa de exercício, disciplina e, em seguida, afeto. Exatamente nesta ordem. Exercício e Disciplina irão proporcionar o estado físico e psicológico que o seu cão realmente precisa. Afeto, irá reforçar este estado mental que nós queremos, mas somente pode ser feito quando seu cachorro está em um estado calmo e submisso. Do contrário você só estará recompensando um comportamento que não deseja.

Controle a agitação
Tenho certeza que você já viu esta cena inúmera vezes – alguém, com um cachorrinho agitado que não para de latir. Então, a pessoa pega o cão no colo para tentar pará-lo.

Infelizmente, esta é exatamente a pior abordagem que podemos fazer. A atenção e o carinho de ser pego, diz ao cão: “Eu gosto do que está fazendo agora, continue assim”.



Publicidade
Este tipo de reforço positivo, repetido algumas vezes, só afirma ao seu cão, que o latido é realmente o que você quer. E isso não acontece somente no cenário acima. Quantas vezes não chegamos em casa e somos recebidos com pulos e latidos de cachorros “felizes” e agitados? E quantos de nós, imediatamente não agradamos nossos cachorros como forma de agradecer o que interpretamos como felicidade?

E esse comportamento errado é uma das coisas mais difíceis para um amante de cão compreender. Na origem dos cães, quando um cão retorna ao seu bando, ele não é recebido com latidos animados e pulos. Algumas vezes, eles se cheiram e balançam o rabo, mas na maioria das vezes quando o cão retorna ao bando, é como se nada tivesse acontecido, tudo permanece normal. 
 
Infelizmente, nós humanos, acreditamos ser uma grande coisa o ato de sair e voltar para casa, e isso acaba colocando nossos cães em um estado de espírito errado.

Se você receber seu cachorro toda vez de forma agitada e animada, então assim que você sair ele vai ficar esperando o seu retorno para receber este afeto. Isto significa que, enquanto está te esperando, ele vai antecipar esta agitação e ficar frustrado e entediado enquanto você não chega. Agora, se você faz uma grande festa antes de sair, você deixará seu cachorro em um estado mental animado e excitado. Esta é a fórmula perfeita para se criar um problema de latidos excessivos.

Estimular a não latir
Procure, sempre que possível, recompensar os comportamentos corretos. Isso inclui não latir. Crie situações nas quais o cão normalmente latiria, como tocar a campainha da porta, e recompense-o com um petisco se ele não latir. E, se latir, repreenda-o imediatamente, fazendo algo desagradável para ele. 
Como resultado, muitos cães, ao ouvir o toque da campainha, correm na direção do proprietário e pedem petisco em vez de ficarem na porta latindo. Estimular um novo comportamento, em vez de apenas reprimir o comportamento indesejado, controla muito mais facilmente o cão agitado ou excitável demais.
Com o uso da coleira o cão se torna mais obediente e quieto. Coleira Anti-Latido - Como funciona?
 Antes do dono optar por usar uma coleira anti-latido no cão, precisa estar bem informado em quais casos a coleira é útil e o mais importante é consultar um especialista, pois muitas vezes o latido excessivo do cão tem causas que podem ser melhoradas, como o relacionamento com outros humanos e cães ou mesmo uma questão de re-educação.


Antes do dono optar por usar uma coleira anti-latido no cão, precisa estar bem informado em quais casos a coleira é útil e o mais importante é consultar um especialista, pois muitas vezes o latido excessivo do cão tem causas que podem ser melhoradas, como o relacionamento com outros humanos e cães ou mesmo uma questão de re-educação.Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/coleira-anti-latido/
Exercício e Disciplina Sempre
A solução é muito mais simples do que as pessoas pensam. Seu cão precisa de exercício e disciplina. Leve sempre seu cão para caminhar e dê trabalho para ele, ensine alguns truques e comandos. O cachorro gosta de trabalhar e se sentir importante. E o mais importante, é extremamente necessário que você não recompense com carinho o comportamento indesejado do seu cão, particularmente a emoção.

Não se preocupe, seu cão não vai achar que você é malvado porque não está acariciando ele ou dando petiscos o dia inteiro. Seu cão quer conquistar o seu afeto. Permitindo que ele faça isso e, vendo a nossa felicidade é, para o seu cão, a maior recompensa de todas.



Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...