google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Hidrate-se antes, durante e depois dos exercícios físicos!

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Hidrate-se antes, durante e depois dos exercícios físicos!

Importância em hidratar o corpo durante a prática de exercícios físicos, treinamentos e competições. 

O alerta reforço na hidratação já está ligado! Por isso, a nutricionista (e maratonista!) Bianca Passos dá algumas recomendações para você começar, desde agora, a se hidratar para a prova! 

“Eu indico sempre a qualquer corredor a começar o dia tomando um suco hidratante e energético (receita abaixo) no café da manhã. Além de dar uma resposta durante o descanso muscular, ele atinge as vitaminas e hidrata”.
 
Publicidade
Outras opções, segundo Bianca, são: gelo, chás, água de coco com hortelã e frutas com muita água, como o mamão, melão e melancia. “O consumo ideal de água deve ser entre 1,5 litro a 3 litros diários. Aliado, é claro, a uma alimentação básica, sem exageros, de três em três horas”.

No dia da prova – O corredor deve começar e terminar a prova bebendo água. Bianca reforça: “Ao momento em que você sente a boca seca é porque já está desidratado! Por isso, é importante a cada ponto de hidratação molhar a boca e engolir a água aos poucos”. 
Para quem faz uso de suplementação, deve seguir a orientação médica de consumo para cada distância, seja de gel carboidrato como de cápsula de sais minerais que dão uma excelente resposta, não deixa desidratar, mas ao mesmo tempo faz o organismo “pedir mais água”. “Por isso, quem optou pela distância de 16k, se o calor tiver excessivo, essa suplementação é muito importante”, alerta.

Após a prova – Uma ótima opção é o consumo do suco hidratante e energético (receita abaixo), já que a beterraba melhora a resposta de recuperação muscular. Ou então, opte pela água de coco ou bebidas esportivas, que contém sais minerais.

Comemorar com cervejinha?! Nem pensar! A nutricionista faz um alerta aos corredores que depois de cruzarem a linha de chegada só pensam naquela cervejinha gelada. “Pós-corrida é o pior momento de se consumir bebida alcoólica! 


Independente se você fez 5k ou 16k, consumir álcool contribui para o desgaste e não para a recuperação do organismo”. A nutricionista também não recomenda ingestão de refrigerantes: “Em momento algum, nem antes e nem após a prova”, e orienta ainda o consumo de carboidratos após a prova.

Receita de suco hidratante e energético
2 rodelas de abacaxi
Suco de duas laranjas
Folhas de hortelã
1 maça
2 morangos
Rodela pequena de beterraba
Rodela pequena de cenoura
Bater tudo no liquidificador e consumir na hora, sem coar!


Sem se reidratar, o atleta pode ter um débito cardíaco, pode ocorrer a diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e um grande prejuízo na performance.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...