google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Alimentos que dão felicidade, que aumentar a serotonina e melhora o sono

sábado, 27 de maio de 2017

Alimentos que dão felicidade, que aumentar a serotonina e melhora o sono

Você sabia que os alimentos influenciam e muito em nossa felicidade e bem estar? Isso porque os alimentos interferem na química do cérebro, interferindo na produção de neurotransmissores como dopamina, serotonina, noradrenalina, acetilcolina e consequentemente diminuem estresse, insônia, depressão, ansiedade e dão a sensação de prazer e bem estar. 




Publicidade

Os principais alimentos que trazem bem estar e devem estar presente nas dietas são: Sim, carboidratos são importantes para o bem estar e a felicidade, tanto é que, dietas que restringem esse alimento geram mal humor. Dê preferência aos integrais, que possuem absorção mais lenta, dão mais saciedade e são mais saudáveis. 


Proteínas possuem boas doses de triptofano, que ajuda na formação da serotonina. Além de carnes, ovos, leite e derivados, está presente no grão-de-bico, ervilha e feijões.


O querido e amado chocolate, isso porque o cacau possui carboidrato e triptofano, que estimulam a produção de serotonina no organismo. Dê preferência ao tipo meio amargo por ter um teor de cacau maior. 


Aveia, além do triptofano, contém selênio, que auxilia na produção de energia ao organismo.

Banana, possui carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e vitamina B6, que é essencial para a condução dos impulsos nervosos.


Vegetais com folhas escuras como couve, espinafre, brócolis e rúcula são ricos em ácido fólico, que também ajudam a liberar serotonina no organismo. 
As oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam a diminuir o estresse e melhoram a memória. Mas atenção, por serem calóricos devem ser consumidos com moderação.

Peixes e frutos do mar são ricos em nutrientes que melhoram a atividade cerebral e contribuem diretamente para o bom humor. O selênio e a vitamina B12 combatem a ansiedade e o cansaço e o ômega-3 colabora na produção de neurotransmissores, combatendo a irritação.

Pimenta, possui capsaicina, princípio ativo que estimula o cérebro a produzir mais endorfina, responsável pela sensação de prazer. Alface, o vegetal é rico em lactucina, que tem capacidade analgésica e sedativa, causando efeito calmante no organismo.

O café, por possuir cafeína, ajuda na cognitiva, ajudando a memória e trazendo sensação de bem estar. 







Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...