google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que é terçol, quanto tempo dura um terçol é contagiosos?

segunda-feira, 10 de abril de 2017

O que é terçol, quanto tempo dura um terçol é contagiosos?

Um terçol é uma protuberância na pálpebra, interna ou externa, que surge pela inflamação de alguma glândula sebácea; normalmente é produzida pela proliferação de bactérias que geram uma infecção. 

Embora não costumem ser uma infecção grave, os terçóis são bastante incômodos além de contagiosos. Por isso, é importante saber como eliminar um terçol para reduzir o inchaço o quanto antes. Então quem tem terçol sempre pergunta quanto tempo ele dura, em um. Como explicamos mais sobre isso.

Publicidade
Em primeiro lugar, é importante saber identificar um terçol corretamente e, para isso, deve saber que é uma espécie de protuberância vermelha idêntica a um furúnculo ou espinha que pode aparecer tanto no exterior ou interior da pálpebra superior como inferior. Esta protuberância pode ser bastante dolorosa para o paciente e, entre outros sintomas, causa incômodos, inchaço e vermelhidão nas pálpebras, lacrimação constante e formação de crosta na pele ao redor.
 
É importante referir que a duração de um terçol pode variar muito em função da pessoa, ou seja, não se pode determinar concretamente quanto dura um terçol. O que é normal acontecer é o terçol melhorar em cerca de uma semana ou 10 dias, que é quando a protuberância acaba por desaparecer definitivamente do olho.

Ainda assim, em alguns casos pode demorar mais tipo e um terçol pode permanecer durante meses, mas não é habitual e deve consultar um médico sem falta caso o terçol dure tanto tempo ou se, por exemplo, se torne em uma condição recorrente. 


No entanto, o melhor é se precaver e se notar que passadas 48 horas, o terçol não começar a melhorar, origina dores intensas ou inchaço e a vermelhidão se estende para outras zonas do rosto, deve consultar o seu médico o quanto antes para que lhe receite o tratamento adequado.

Habitualmente, a protuberância drenará e desaparecerá passados cerca de 4-5 dias, sobretudo se tomarmos as medidas adequadas para eliminar um terçol. 

Algumas das medidas mais eficientes e que lhe ajudarão a acelerar a sua curação são:

Aplicar calor sobre a zona para que o terçol se desenvolva mais rápido e expulse o pus e a gordura que há no seu interior.

Aplicar pomadas antibióticas seguindo atentamente as instruções da bula. Lembre-se que estas deverão ser sempre prescritas por um médico.


Aplicar compressas umedecidas em uma infusão de camomila durante 10 minutos várias vezes ao dia.


Evitar o uso de produtos de maquilhagem ou cosméticos que possam agravar a infeção e originar outros incômodos mais graves.

Lembre-se que os terçóis são altamente contagiosos e que será fundamental que redobre as precauções e, enquanto a infeção persistir, não partilhe toalhas, roupa, lençóis ou qualquer objeto que aumente o risco de contágio, e procure lavar as mãos antes e depois de mexer nos olhos.

Conselhos
Se o terçol demorar muitos dias a desaparecer, consulte o seu médico.


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...