google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Como saber se alguém está com tuberculose? Conheça os principais sintomas

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Como saber se alguém está com tuberculose? Conheça os principais sintomas

A Tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo microorganismo Bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis, que ataca principalmente os pulmões e outras partes do corpo como rins, olhos e ossos, e meninges (as membranas que envolvem o cérebro). Ela é uma das doenças infecciosas que mais mata.


Publicidade

Se você está com tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia

Suor noturno
Falta de apetite
Perda de peso
Cansaço ou dor no peito,
pode ser tuberculose. 
  
Como se previne a tuberculose?

- Evite ambientes fechados e mal ventilados, pois favorecem a transmissão da doença. A vacina BCG, obrigatória para menores de um ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença. Adultos não são protegidos por essa vacina.

Como se trata a tuberculose?


- Após o diagnóstico na unidade de saúde, o tratamento deve ser feito o quanto antes e por um período de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura por meio de exames.


Como se pega a tuberculose?

- A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas.
 
Modo de contágio
1º passo - apesar de também atingir vários órgãos do corpo, a doença só é transmitida por quem estiver infectado com o bacilo nos pulmões.

2º passo - A disseminação acontece pelo ar. O espirro de uma pessoa infectada joga no ar cerca de dois milhões de bacilos. Pela tosse, cerca de 3,5 mil partículas são liberadas.

3º passo - Os bacilos da tuberculose jogados no ar permanecem em suspensão durante horas. Quem respira em um ambiente por onde passou um tuberculoso pode se infectar.
Processo inflamatório

O indivíduo que entra em contato pela primeira vez com o bacilo de Koch não tem, ainda, resistência natural. Mas adquire. Se o organismo não estiver debilitado, consegue matar o microorganismo antes que este se instale como doença. É, também, estabelecida a proteção contra futuras infecções pelo bacilo.

Tuberculose primária


Após um período de 15 dias, os bacilos passam a se multiplicar facilmente nos pulmões, pois ainda não há proteção natural do organismo contra a doença. Se o sistema de defesa não conseguir encurralar o bacilo, instala-se a tuberculose primária, caracterizada por pequenas lesões (nódulos) nos pulmões.

Caverna tuberculosa

Com o tempo e sem o tratamento, o avanço da doença começa a provocar sintomas mais graves. De pequenas lesões, os bacilos cavam as chamadas cavernas tuberculosas, no pulmão, que costumam inflamar com freqüência e sangrar. A tosse, nesse caso, não é seca, mas com pus e sangue. É a chamada hemoptise.

Por que nos pulmões?

Como o bacilo de Koch se reproduz e desenvolve rapidamente em áreas do corpo com muito oxigênio, o pulmão é o principal órgão atingido pela tuberculose. 


Onde procurar atendimento?

- Procure uma unidade de saúde o mais rápido possível.

-Tosse por mais de 03 semanas, com ou sem catarro, pode ser tuberculose;

- A tuberculose tem cura, desde que tratada adequadamente e por um período mínimo de 06 meses;

-O tratamento NÃO deve ser abandonado, mesmo com o desaparecimento dos sintomas;

- Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros não transmite tuberculose. Beijos e abraços também não.

Fonte: Ministério da Saúde – Governo Federal


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...