google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Causas da barriga inchada, sintomas e tratamentos e dicas para desinchar

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Causas da barriga inchada, sintomas e tratamentos e dicas para desinchar

Já percebeu como é comum ouvir queixas sobre barriga inchada? Também conhecida como distensão abdominal, esse problema pode acontecer com qualquer pessoa. Basicamente, ocorre um aumento no tamanho da barriga, por haver excesso de substâncias como gás, sólidos ou líquidos.

Quando sentir esse sintoma não ignore, pois muitas vezes isso é indicação de uma doença mais grave.

 
Publicidade
Veja as possíveis causas para barriga inchada

 A) Indigestão
 É um desconforto no estômago, que surge após as refeições. Além do inchaço na barriga, pode haver dor, náusea, vômito, sensação de calor, arroto e azia. A indigestão é resultado de comer alimentos gordurosos, beber durante a refeição, comer rápido demais ou por outras doenças graves. O tratamento pode ser feito com uma simples mudança na alimentação e medicamentos antiácidos.

B) Gases
O acumulo de gás no estômago e intestino, pode dar uma sensação de barriga inchada, o que não significa um aumento no volume na barriga. Pode acontecer quando consumimos alimentos como o alho, refrigerantes, feijão, brócolis, cereais, maçã e leite. Esses alimentos demoram mais tempo para serem digeridos o que faz com que o enxofre (um tipo de gás) seja liberado. Para tratar pode-se usar um remédio chamado Dimeticona, mudar os hábitos alimentares e mastigar bem os alimentos.

C) Intolerância a glúten
É uma doença imunológica, onde o organismo tem uma dificuldade para absorver o glúten (uma proteína). O que causa uma inflamação na parede do intestino e resultam no inchaço no abdômen, dores, diarréia e irritação. Não ingerir alimentos com glúten, como trigo e aveia alivia os sintomas.

D) Hérnia
É basicamente um nódulo no abdômen causado pela invasão de parte dos órgãos internos. Os sintomas são o inchaço ou saliência, dor, sangue nas fezes e vômitos. O tratamento é por meio de cirurgia.

E) Intolerância a lactose
Se você está se sentindo inchado e com dor abdominal, flatulência e diarreia, você poderá estar passando por uma intolerância alimentar causada pelo intestino não ser capaz de digerir certos alimentos. Ocorre quando o organismo não consegue digerir a lactose (açúcar presente no leite e seus derivados). Podem surgir inchaço no abdômen, gases, diarréia e náusea. Pode-se evitar o problema por não consumir alimentos a base leite.

F) Ascite (barriga d’água)
Excesso de líquido na cavidade abdominal. Pessoas que tem cirrose hepática, problemas no fígado, insuficiência renal são mais propensas a ter ascite. Os sintomas são distensão abdominal, barriga dura, perda de apetite, vômitos e dores. No tratamento usam-se diuréticos para estimular a vontade de urinar, antibióticos e exclusão do sal na dieta.

G) Síndrome do intestino irritável
É um distúrbio crônico que afeta o bom funcionamento do intestino. Pode causar barriga inchada, diarréia, gases, constipação e dores. Mudanças na alimentação e medicamentos para os sintomas específicos estão entre os tratamentos.

H) Pancreatite aguda
É uma inflamação no pâncreas, que causa inchaço no lado esquerdo do abdômen, dor, gases, icterícia e má digestão. Para tratar usam-se medicamentos como analgésicos.

I) Obstrução intestinal
Caracteriza-se por um bloqueio no intestino que dificulta a passagem de comida e líquidos. Esse bloqueio pode ser o resultado tanto de cicatriz de uma cirurgia no intestino, como também de tumores e hérnias. Além de inchaço agudo no abdômen, podem ocorrer cólicas, gases, vômito, diarréia e perda de apetite. A procura médica deve ser imediata e o tratamento é com cirurgia nos casos mais graves ou medicamentos.

J) TPM – Tensão Pré Menstrual
A TPM inicia 11 dias antes do ciclo menstrual da mulher e causa inchaço na barriga devido à maior retenção de líquidos nesse período. Também pode apresentar cólicas, estresse, vontade de comer doces, irritação e cansaço. O alívio dos sintomas ocorre após o inicio da menstruação, mas podem ser usados remédios como Fluoxetina para diminuir o estresse. Leia mais sobre TPM – Tensão Pré Menstrual

K) Cisto no ovário
Cisto é uma bolha com acúmulo de líquidos no ovário, geralmente é benigno e desaparece sozinho. Quando ocorre o crescimento do cisto pode causar inchaço na barriga, sensação de peso e dores. O tratamento depende da situação do paciente como idade e sintomas, mas o ideal é que se faça o monitoramento com ultrassom.

L) Gravidez
Apesar ser uma causa óbvia, a gravidez provoca um inchaço localizado abaixo do umbigo devido à facilidade de acumular líquidos e a expansão do útero. Também pode ocorrer inchaço em outras partes do corpo como tornozelos, pernas e mãos. Se houver aumento dos seios, cólica abdominal e atraso na menstruação há grandes chances de ser gravidez.

M) Mioma uterino
É um tumor, mas não tem associação com câncer e pode surgir em qualquer idade. Não há uma causa definida e muitas vezes não apresenta sintomas. Caso ocorram os sintomas estes são inchaço na barriga, devido a prisão de ventre, grande fluxo de sangue durante a menstruação e dificuldade para esvaziar a bexiga. Para o tratamento faz-se uma avaliação de cada caso e é preciso ter o acompanhamento médico.

N) Giardíase
É um parasita que causa uma infecção no intestino. Os sintomas são barriga inchada, gases, cólicas, vômito e diarreia. É comum encontrar a giárdia em lugares sem saneamento básico e em água contaminada. O tratamento é feito com remédios para matar o verme.

O) Constipação intestinal
Também conhecida como prisão de ventre, onde a pessoa tem dificuldades para evacuar. Não há uma causa definida, porém a constipação pode estar associada a outras doenças ou com o uso de certos medicamentos. Os sintomas são barriga inchada e dura, fezes duras e esforço para evacuar. O tratamento é feito a base de medicamentos e comer alimentos que ajudam no funcionamento do intestino como o iogurte.


O que fazer?

Agora que você sabe as causas, procure imediatamente um médico quando:

O inchaço na barriga aumentar sem ter nenhuma melhora
Se não conseguir comer ou beber por mais de 8 horas
Se além do inchaço houver outros sintomas, como febre
Se tiver diarreia e sangue nas fezes

Os médicos responsáveis pelo diagnóstico de barriga
Gastroenterologista
Endocrinologista
Urologista Clínico geral
Infectologista.

Prevenção para barriga inchada
Beber muita água
Fazer atividade física
Evitar consumir alimentos muito gordurosos

Comer de 3 e 3 horas
De uma forma geral para desinchar a barriga, basta uma dieta saldável, livre do consumo exagerado de sal, açúcar e gordura, que são amiga íntima da barriga inchada e ainda contribuim para o acúmulo de gases intestinal, alem de cuidados com alimentação, é importante mastigar bem devagar os alimento, desta forma a digestão será mais rápida, beba muito líquido ao longo do dia, água e chás, mas nunca tome liquidos junto com as refeição e evite cafeína, liquidos gaseificados, alcool e bebidas açúcaradas que provoca gases e não ajudam em nada a desinchara barriga.

Remédios naturais para barriga inchada. Bebidas diuréticas. Alguns chás ajudam a eliminar o excesso de líquido. Aposte nos feitos com camomila, hibisco, carqueja e nos chás branco, preto e verde.

Chá verde
Esse chá é um ótimo remédio para a barriga inchada porque auxilia de forma diferente de qualquer outro composto no processo digestivo. Ao invés de aumentar os sucos gástricos, ele tem compostos bioativos que estimulam a microbiota (flora intestinal) do intestino. Assim, ele faz com que as bactérias que regulam a digestão trabalhem produzindo vitaminas que reduzem o inchaço e melhoram a imunidade.

O chá verde pode ser encontrado em folhas para infusão ou em saquinho. Quando for prepará-lo, coloque uma colher das folhas secas em uma xícara e depois água fervendo. Depois, deixe tapado por alguns minutos, coe e beba.

Chá de carqueja
Além de ajudar na circulação sanguínea e no emagrecimento, a carqueja é excelente digestivo, o que reduz a barriga inchada. Ela desintoxica o fígado, auxiliando no tratamento de doenças do intestino e inflamações na região.

Para reduzir o inchaço, coloque duas colheres de folhas picadas em um recipiente e derrame 500 ml de água fervendo. Deixe em infusão por algum tempo, depois coe e beba. Mas atenção: gestantes e lactentes não devem consumir o chá, para não comprometer a saúde do bebê.

Chá de camomila
Diversos problemas gástricos podem ser tratados com o chá de camomila. Para a barriga inchada, ele é capaz de atenuar dores no estômago, deixar o intestino menos irritado, facilitar o processo de evacuação e melhorar a digestão.

Quando o inchaço é proveniente da menstruação, esse chá alivia cólicas e eleva o nível de urina, deixando a barriga com aspecto mais leve. Para preparar a infusão, coloque algumas flores de camomila em uma xícara, derramando água fervendo logo em seguida. Espere alguns minutos, coa e beba. biosom

Publicidade

Um comentário:

  1. Nossa, muito interessante seu artigo, eu andei lendo por aí para saber a respeito para ajudar meu marido e descobrimos que era intolerancia a lactose.
    Vi umas informações bem interessantes bem aqui também.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...