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domingo, 19 de março de 2017

Temperos e especiarias como medicamentos preventivo

A ciência ayurvédica reconhece o uso dos temperos e especiarias como medicamentos. Basicamente vegetariana, a alimentação ayurvédica costuma ser caseira, simples, saudável, fresca e repleta de sabores intrigantes. 

Como base deste diferencial, a Auyrveda indiana aposta em um conjunto de temperos – conhecidos como massalas – que possuem agentes curativos com propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, que facilitam a digestão e trazem benefícios ao coração.

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Muitos dos estudos feitos se concentram, principalmente, nos poderes curativos da cúrcuma, que é a base das especiarias indianas. Alguns deles apontam inclusive a eficácia da cúrcuma na prevenção e combate ao câncer. 

 A dieta ayurvedica é também conhecida como uma dieta detox, pois evita inflamações no sistema digestivo e objetiva realmente a desintoxicação de seu corpo. Esse processo auxilia na diminuição de retenção de líquidos, uma das causas dos quilos a mais. Os seis sabores que devem estar presente nas refeições principais são: picante (ou forte), doce, amargo, ácido, adstringente e salgado.
 
Conheça a seguir os sabores que são a base da dieta ayurvédica. 

Semente de mostarda: adiciona um sabor picante e estimulante que pode ser acrescentado em alimentos gordurosos. 

Cúrcuma ou açafrão-da-terra: com aroma de terra e sabor forte, predominantemente amargo, a cúrcuma, além de já ter sido comprovada sua eficácia anticancerígena, também é estimulante do cérebro, protege contra doenças cardíacas e fortifica os pulmões. 
 
Cominho: é agradável e tem aroma de nozes. O sabor é

picante e estimula o sistema digestivo, usado para tratar gases. Além disso, pesquisas mostram que o cominho pode estimular as enzimas pancreáticas. 
Coentro: sementes e folhas frescas são mais usadas, pois possuem um aroma cítrico muito gostoso. O sabor é adstringente e estimula o sistema digestivo. Alguns estudos sugerem que ele pode ser útil para tratar alguns tipos de câncer, diabetes, doenças cardiovascular e baixar o nível do mau colesterol (LDL) e aumentar o nível do bom colesterol (HDL). 

Pimenta caiena: de sabor picante, deve ser usada com moderação, assim ela dará sabor e calor à comida sem mudar o sabor do prato. As pimentas em geral contêm capsaicina, que comprovadamente interrompe a resposta da dor. Também estimula o metabolismo e é benéfica para o coração, por suas propriedades desobstrutivas.

Mas não basta apenas acrescentar estes ingredientes à sua alimentação, existe ainda um outro segredo no uso das especiarias:
a técnica chamada tadka, sugere que os temperos sejam aquecidos em óleo, a fim de realçar o sabor.

Somente acrescentar temperos secos à comida não dará um bom resultado, deixando, por muitas vezes, a comida com gosto seco e amargo. Todos os temperos devem ser aquecidos no óleo, especialmente a cúrcuma, para acentuar mais o sabor.
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