google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Como o gosto pela comida influência nas emoções

sexta-feira, 17 de março de 2017

Como o gosto pela comida influência nas emoções

Comidas doces, cigarros, álcool, drogas, compras excessivas, dormir demais, uso excessivo de celular, de computador, jogar paciência, televisão, ficar zapeando sem objetivo, sem assistir nada sem prestar atenção só para descarregar ansiedade.

Nos dias de hoje, não comemos apenas para satisfazer nossas necessidades fisiológicas, mas também para satisfazer o apetite das nossas emoções. O alimento está poderosamente conectado com as nossas emoções. Essa relação já começa desde que somos bebê.

Publicidade

Nos primórdios o homem tinha que buscar na natureza a sua comida. Vivia basicamente da caça, pesca, da coleta de frutas e vegetais. Ele não sabia, nem tinha noção do que era necessário. Apenas utilizava seus instintos naturais, sentia fome e buscava algo para comer.

A comida tinha apenas a função da alimentação, oferecendo ao organismo nutrientes necessários a sua sobrevivência. Mas nós evoluímos e a comida passou a ter três funções: a alimentação, o prazer e o social.

Quando os bebês choram, nem sempre estão com fome, as vezes querem alguém perto, algum carinho e afeto. A partir do momento em que um dos pais oferece o alimento para confortar ou sossegar o bebê ou a criança, esse deixa de ter apenas o seu efeito nutritivo e ganha, também, um sentido emotivo.

Aprendemos desde cedo a usar os alimentos para acalmar, celebrar, confortar em momentos de tristeza ou estresse emocional. O alimento passa a representar um prazer imediato.

O problema chega quando o hábito de comer, de forma emotiva, deixa de ser um consumo saudável e resulta em um hábito compensatório ou compulsivo. Uma tentativa de fuga e ao mesmo tempo de acolhimento, afeto e carinho para sobreviver ao que perturba o pensamento.

Neste caso, é necessário entender que a comida não é solução para os problemas emocionais e que, comer compulsivamente pode favorecer o aparecimento de outros problemas, prejudicando a saúde.

É importante identificar o que está causando esse desequilíbrio emocional e orgânico e esforçar-se para resolvê-los, encontrando assim o equilíbrio do corpo e a mente.

A influência da alimentação nas emoções
Emoções são experiências que envolvem reações orgânicas, bioquímicas e comportamentais. As substâncias produzidas pelo nosso organismo que atuam em nosso comportamento e emoções, como: a sensação de motivação, tranquilidade, prazer, humor, medo, sono, irritação, ansiedade, saciedade, estresse, apatia, etc., são chamados de neurotransmissores, eles participam no processo de informação do organismo e são responsáveis pelo equilíbrio das nossas emoções.

E onde entra o papel da alimentação nessa história?
A composição dos alimentos é capaz de alterar a produção e equilíbrio desses neurotransmissores. A sensação de bem estar está diretamente ligada à disponibilidade dessas substâncias, que são produzidas a partir de aminoácidos, carboidratos, vitaminas e minerais.

Por isso, a escolha dos alimentos que ingerimos é fundamental para o nosso estado emocional, que pode ser positivo, quando fornecemos esses nutrientes na quantidade adequada, ou negativo, quando a ingestão é deficiente.
Alguns alimentos, como: aveia, grão de bico, banana, brócolis, folhas verdes-escuras, nozes, amêndoas, pimenta, ovos, peixes, maracujá, abacate, contém nutrientes que participam na produção e liberação desses neurotransmissores. Sendo assim, a escolha dos alimentos que comemos pode interferir no nosso estado emocional.

Então, é importante escolher alimentos com qualidade nutricional, na sua forma natural ou minimamente processados, preferencialmente orgânicos.
 circulosaudavel



Texto escrito por Tania de Oliveira. Nutricionista – CRN 25621
O contato e currículo completo da profissional você encontra aqui http://circulosaudavel.com.br/convencionais/

2 Comentários

  1. O texto está esclarecedor, objetivo é me respondeu as dúvidas sobre a relação alimentação e emoção.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
- See more at: http://circulosaudavel.com.br/influencia-das-emocoes-na-alimentacao/#sthash.xCOD7afZ.dpuf
Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...