google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Como controlar a ansiedade e pensamentos negativos

quarta-feira, 8 de março de 2017

Como controlar a ansiedade e pensamentos negativos

Eu não tenho dúvidas de que um dos grandes problemas do comportamento humano de hoje está em uma palavrinha só: ansiedade. Quem não sofre ou já sofreu com ela? 

Seja com inquietações, insônia, compulsão alimentar, vontade de ver resultados imediatos nas coisas, crises existenciais e até casos extremos, em que ela vira uma doença e pode causar depressões, pânicos e outros distúrbios psicológicos.



Publicidade
É claro que para cada grau de pessoa ansiosa existe uma solução e uma cura, e quando o assunto é saúde o primeiro passo é sempre buscar informações e conselhos médicos. Mas como estamos ligadas no bem-estar vamos dar dicas de como controlar a ansiedade e viver muito melhor, encarando as coisas com mais tranquilidade e sem se cobrar tanto. Quer ver como é possível?

Conheça as causas da ansiedade
A causa da ansiedade é muito clara e está na rotina estressante em que vivemos hoje em dia: filhos, maridos, trabalho, deveres de casa e tudo ao mesmo tempo. Parece que vivemos ligadas na tomada 220 volts. Psiquiatras afirmam que como tudo na vida, pessoas ansiosas podem ter benfícios: elas se sentem empolgadas e tomam iniciativas para que tudo aconteça como querem.

Mas nem todos os casos são assim. Como envolve emoção de forma intensa, o mais comum é que passem a atrapalhar a vida profissional e pessoal, pois surgem muitas cobranças e frustações que não conseguimos lidar e ai que aparecem as doenças da mente.

Algumas medidas para controlar a ansiedade são necessárias e devemos batalhar todos os dias para nos condicionar a termos apenas o que podemos ter e levar a vida menos a sério. Estão preparadas para parar de roer as unhas e desacelerar? Vamos às dicas.

Dicas para controlar a ansiedade
 
Descubra o que te deixa ansiosa
Se pergunte algumas vezes: “O que me deixa mais ansiosa e o que eu quero da vida”. Se descobrir a resposta, trace metas e caminhos (respeitando seu limite e tempo) para alcança-los e leia todos os dias para se lembrar de que pode realizar seus desejos sem pressa. 


Por exemplo, se sua ansiedade for a vida sentimental e você estiver passando por algum problema, reflita o porque chegou àquela situação e se tem algo que pode ser feito, também ocupe sua cabeça com outras coisas, como leitura, amigos e exercícios físicos.
 

Veja os depoimentos abaixo. Será que algum deles descreve como você às vezes se sente?

“Eu não paro de pensar: ‘E se . . . ?’ Por exemplo: ‘E se a gente sofrer um acidente de carro?’ ‘E se o nosso avião cair?’ Eu fico ansioso por coisas que uma pessoa mais racional não ficaria.” — Charles.

“Eu fico ansiosa o tempo todo. Até me sinto como um hamster que fica correndo no carrossel e não chega a lugar nenhum. Minha cabeça fica processando um monte de coisas, mas também não chego a lugar nenhum!” — Anna.

“Às vezes, as pessoas chegam e me falam: ‘Aproveite essa fase boa que é estar na escola.’ Mas elas nem imaginam como a escola é estressante!” — Daniel.

“Eu me sinto mais pressionada do que uma panela de pressão. Sempre fico preocupada com o que vai acontecer ou com o que eu preciso fazer.” — Laura. 
Controle a mente
Este é o passo principal, pois nossa forma de pensar influencia 100% no quão a ansiedade pode nos atingir. Gaste tempo pensando em como solucionar os problemas e não em quais pendências você tem na vida.

É sempre ruim ser ansioso?
E vamos falar a verdade: a ansiedade pode ser uma grande motivação. Por exemplo, sabe aquela prova que você vai ter na escola na semana que vem? Se você ficar ansioso por causa dela, já vai começar a estudar nesta semana — e isso pode fazer você tirar uma nota melhor!

Um pouco de ansiedade também pode ajudar você a ficar atento a perigos. Uma adolescente chamada Serena diz: “Às vezes, você sabe que está fazendo algo errado e começa a ficar ansioso porque sabe que precisa mudar. Se não fizer isso sua consciência não vai te deixar em paz.”
Fato: A ansiedade pode ser uma coisa boa — desde que ela motive você a fazer o que é certo.
 
Organize o tempo
É essencial ter atitudes diárias para você fazer suas coisas. Separe meia hora para cada refeição e faça-as com calma; se quer fazer um esporte, tente conciliar acordando meia hora mais cedo e malhando em casa ou indo para academia e guarde alguns minutos do fim do dia para escrever para amigas, conversar com o marido ou ler um livro. A organização pode resolver tudo, é só você colocar prioridades no seu dia e tenha foco, como: trabalho, família, lazer e encaixar tudo em seu devido tempo. Experimente fazer sua lista e comece amanhã mesmo.

Concentre-se
Preste atenção apenas na atividade que está fazendo naquele momento, manter-se no presente é fundamental. Quando se pegar pensando em coisas ruins ou que te confundam, respire fundo e tome um copo de água, volte à atividade que estava fazendo antes e acostume-se com esse exercício de meditação e concentração.

Encare os problemas

Antes de ficar pensando se pode dar certo ou não, vá em frente e tente. Tudo na vida tem 50% de chance de dar certo e você só vai saber se experimentar. Além disso, os problemas e desejos só se solucionam no plano de ação e não com pensamento, certo? Se não der certo, encare isso como aprendizado e volte à primeira estaca, que é controle a mente para tirar coisas boas disso tudo e dedicar-se a pessoa mais importante do mundo: você.




Mas o que fazer se a ansiedade deixa você perdido num labirinto de pensamentos negativos?

A ansiedade talvez deixe você se sentindo perdido num labirinto, mas uma pessoa que vê as coisas do ângulo correto pode ajudá-lo a encontrar a saída

Exemplo: “Se eu estou passando por algo estressante, fico muito agitado pensando nos diferentes resultados que aquela situação poderia ter”, diz Richard, de 19 anos. “Eu penso nisso o tempo todo, e isso acaba me deixando muito ansioso.”

A Bíblia diz que “o coração em paz dá vida ao corpo”. (Provérbios 14:30, Nova Versão Internacional) Por outro lado, a ansiedade pode afetar até a sua saúde e causar dor de cabeça, tontura, dor no estômago e acelerar o coração.

E se no seu caso a ansiedade for uma coisa ruim em vez de ser uma coisa boa? Será que você pode fazer algo?

O que você pode fazer 

Dica: Muito provavelmente reorientou os seus pensamentos com base nos seus valores, nos seus objetivos, desejos e vontades.
Sugestão: Oriente-se por aquilo que é, por aquilo que quer vir a ser, sentir, pensar e agir. Oriente-se conscientemente pelos seus valores e não necessariamente pelo que sente ou pensa. Os pensamentos são palavras na sua cabeça, os sentimentos são sensações físicas no seu corpo, se não lhe servirem não os siga. 
Pense bem se suas ansiedades são válidas. “Ficar preocupado com suas obrigações é uma coisa, mas ficar ansioso demais é outra. Ser ansioso demais é como brincar num balanço: a pessoa pode balançar o quanto quiser, mas nunca sai do lugar.” — Katherine.
 
A ansiedade só será útil se ajudar você a resolver um problema. Caso contrário, ela se tornará mais um problema para você.

Viva um dia de cada vez. “Pense bem. Será que aquilo que deixa você ansioso hoje vai ser importante amanhã? Ou daqui a um mês? Um ano? Cinco anos?” — Anthony.

A Bíblia diz: ‘Nunca estejam ansiosos quanto ao dia seguinte, pois o dia seguinte terá as suas próprias ansiedades. Basta a cada dia o seu próprio mal.’ — Mateus 6:34.
 
Não adianta ficar pensando nos problemas de amanhã. Pode ser que alguns deles nem aconteçam.

Aceite o que você não pode mudar. “O melhor que você pode fazer é se preparar para as situações até onde for possível, mas aceite o fato de que haverá situações que estarão totalmente fora do seu controle.” — Robert.
 
Algumas vezes, você não poderá mudar suas circunstâncias, mas poderá mudar o seu modo de encará-las.

Veja as coisas no ângulo correto. “Eu aprendi a olhar o quadro geral da situação e tento não me preocupar demais com os detalhes. Agora eu sei que devo analisar o que é mais importante e concentrar nisso minhas energias.” — Alexis.
 
As pessoas que sabem analisar suas ansiedades no ângulo certo têm menos chances de se sentirem sobrecarregadas por causa delas.

Fale com alguém. “Quando eu estava na sexta série, voltava para casa depois da escola muito ansiosa, me sentindo muito tensa para o dia seguinte. Mas meu pai e minha mãe sempre me escutavam quando eu precisava conversar sobre o que eu sentia. Foi ótimo ter meus pais ali do meu lado. Eu confiava neles e falava tudo para eles. Isso me ajudava a encarar o dia seguinte.” — Marilyn.

A Bíblia diz: “A ansiedade no coração do homem é o que o fará curvar-se, mas a boa palavra é o que o alegra.” — Provérbios 12:25.
 
Seus pais ou algum amigo podem dar boas sugestões para ajudar você a diminuir sua ansiedade.

Ore. “O que me ajuda é orar a Deus — e em voz alta, para que eu ouça a minha voz. Assim eu consigo colocar para fora todas as minhas ansiedades em vez de ficar guardando tudo dentro de mim. Isso também me ajuda a perceber que Jeová é maior do que as minhas ansiedades.” — Laura.
 
‘Lance sobre Deus toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de você.’ — 1 Pedro 5:7. 
A oração não é um truque para acalmar a mente. Por meio dela, você realmente pode se comunicar com Jeová Deus. E ele promete: “Não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei.” — Isaías 41:10.

Quando a ansiedade não passa
Alguns jovens sofrem de ansiedade crônica. Por exemplo, Jenna, de 19 anos, diz: “Por eu ser muito ansiosa, vivia com dor de cabeça, não conseguia me concentrar, passava dias dormindo ou passava dias sem dormir, não conseguia comer nada ou comia sem parar . . . Ficava tensa o tempo todo. Problemas que eram bem pequenos pareciam enormes.”

Se você se sente ansioso por muito tempo, ou se a sua ansiedade for muito grande, pode ser bom consultar um médico. Foi isso o que Jenna fez. Ela disse: “Depois de meu tratamento, consigo lidar melhor com as coisas e controlar minha ansiedade.” 


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...