google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Modificaçães na rotina que preservam a saúde a vida toda

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Modificaçães na rotina que preservam a saúde a vida toda

Pequenas atitudes preservam a saúde, evitando diversos males. Cuidar da saúde durante a correria do dia-a-dia não é lá uma das tarefas mais simples. Visitas ao médico, exames, vacinas e cuidados especiais, muita vezes, acabam deixados de lado.

Uma repórter do site Business Insider resolveu fazer a conta e descobriu que viveria 86 anos. Mas, com algumas mudanças, ela poderia acrescentar até 12 anos em sua expectativa de vida. Ela compartilhou as pequenas mudanças de hábito sugeridas pelo aplicativo que podem melhorar a saúde. Claro que a calculadora não faz uma previsão exata, mas como ela é baseada em estudo científicos pode, sim, ser uma medida razoável.

Confira:
 
Visitar o médico com frequência

Quando foi a última vez que você fez algum exame? Ou foi ao consultório do seu médico? Especialmente se você tem histórico de alguma doença na família, deveria prestar atenção nesse ponto. A prevenção pode salvar a sua vida.

Pare de fumar

De acordo com Inca (Instituto Nacional do Câncer), o tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes são devido ao câncer de pulmão, 25% por doença coronariana, 85% pela doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por doença cerebrovascular. Precisa de mais motivos para abandonar o vício?

Abaixe o som do mp3
O fone em volume muito alto, pode levar até mesmo surdez. E de acordo com Mariene Terume Umeoka Hidaka, diretora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, os sintomas começam com um simples zumbido. "A perda da audição é gradativa. No início pode aparecer um zumbido permanente no ouvido, passando por irritabilidade até a perda auditiva. Para não ter que chegar à perda de audição, o mais indicado é ouvir músicas no nível de pressão sonora considerada adequada pelos especialistas: volume médio que não seja prejudicial à audição" explica.

Guarde o salto alto para ocasiões especiais
O uso constante de salto sugere problemas para saúde e causa fortes dores nas costas e nas pernas. "As dores na região lombar da coluna e nas pernas, decorrentes do encurtamento da musculatura posterior desta região, são, na grande maioria das vezes, causadas pelo uso excessivo de salto alto. Por isso minha dica é deixá-los apenas para as datas especiais", ensina o fisiologista Pedro Rizzi de Oliveira, da Clínica Luisa Catoiraa Pedro Rizzi.

Excluir carne processada

Não significa apenas cortar o hambúrguer do McDonald's. Em alguns alimentos como sanduíches ou pizzas também pode haver carne processada (salsicha, presunto e bacon estão entre eles). Um estudo publicado em 2013 descobriu que dietas com níveis mais altos de carne processada estavam associadas a 3% das mortes prematuras em um grupo de 450 mil europeus, além de um risco 72% maior de morte por problemas no coração e 11% mais risco de morrer por câncer.

Ingerir mais cálcio

Aparentemente, para o aplicativo, não é suficiente que uma mulher tome uma xícara e meia de leite por dia para evitar a osteoporose. A recomendação é tomar suplementos vitamínicos e variar as fontes de cálcio, incluindo queijos ou vegetais de folhas verde-escuras, como couve e brócolis.

Usar fio dental diariamente
Parece um hábito bobo, mas ele ajuda a afastar problemas na gengiva e retarda a queda dos dentes. Vale ressaltar que inflamação na gengiva pode aumentar o risco de doenças do coração.

Fazer exercícios diariamente
Mudanças na dieta não excluem a necessidade de fazer exercícios. Para adultos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 30 minutos diários de atividade física moderada. Os benefícios são vários. Melhora o humor, diminui o risco de problemas no coração, diabetes e até melhora a saúde mental. E nunca é tarde para começar. Um estudo publicado em 2014 mostrou que mesmo pessoas que ficaram sedentárias por algum tempo tiveram benefícios com a prática de exercícios.

Passar mais tempo com amigos e família
Amigos queridos e parentes com quem você tem mais empatia podem te ajudar a passar por momentos difíceis e diminuir o estresse gerado por adversidades. Uma vida social ativa contribui para um envelhecimento saudável.

Diminuir a exposição aos raios UV

Mesmo que a sua pele não seja sensível ou muito branca, é bom evitar a exposição excessiva ao sol e usar protetor solar. O risco maior é câncer de pele.

Comece a usar protetor solar

Muitas pessoas ainda insistem em sair de casa sem o produto responsável por deixar o câncer de pele bem longe e ainda colaborar com a beleza da derme, evitando o envelhecimento precoce. "O protetor é um produto básico e essencial no dia-a-dia de todas as pessoas que se preocupam com a saúde e com a beleza da pele", diz a dermatologista e especialista do site, Bruna Bravo.

Troque seus óculos de sol

O uso de óculos de sol protege os olhos dos raios ultravioleta. "Mas lentes de má qualidade, em vez de proteger, podem causar lesões na retina e até mesmo levar à catarata, por isso a importância de estar sempre atento a qualidade do óculos que você está usando", alerta o oftalmologista e especialista. Que tal optar por um modelo novo? Para isso, conte com a ajuda de um especialista e prefira modelos com selos de certificação de qualidade.

Durma bem
Uma boa noite de sono é sinal de um dia repleto de energia. Se você não está conseguindo dormir bem, é preciso descobrir onde está o problema. Só a cura vai garantir dias longe do cansaço. "A insônia causa, no mínimo, irritação e indisposição. Ela se dá por causa das preocupações diárias, problemas psicológicos ou pelo ronco em função de alguma obstrução da via aérea superior ou apnéia", explica Rogério Silva, biólogo pós-doutorando da disciplina de Medicina e Biologia do Sono do departamento de Psico-Biologia da Unifesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...