google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Dicas para manter o cérebro jovem e aumentar o poder da mente

domingo, 15 de janeiro de 2017

Dicas para manter o cérebro jovem e aumentar o poder da mente

O principal órgão de seu corpo é o seu cérebro. Sem ele, nada funciona. Portanto, nada melhor do que mantê-lo saudável, certo?

As dicas abaixo são para você praticamente levar o seu cérebro direto para a academia. Dicas de como exercitar seu cérebro para que ele fique forte, resistente, rápido e astuto.


Exercícios Simples


Faça palavras cruzadas e quebra-cabeças diários
Quebra cabeças simples como palavras cruzadas podem ajudar a aumentar o desempenho do seu cérebro. Essa dica é fácil de encaixar em seu dia a dia e você pode até encontrar algum site grátis e online, como estes jogos.

Converse com as pessoas
Em tempos de smartphones e pessoas antissociais conversar ainda pode ser uma ótima maneira de treinar o seu cérebro. O desafio, no entanto, é falar sobre temas desafiadores como política e religião; novela, fofoca e futebol dificilmente vão estimular o seu raciocínio.

Leia o máximo que puder
A leitura é um ótimo exercício para o cérebro. Você pode escolher ler jornais, revistas ou livros, mas tenha em mente que quanto mais desafiador for o texto mais treino você dará ao seu cérebro. Como qualquer exercício, comece devagar e vá aumentando a dificuldade aos poucos.

Desligue a televisão
“A televisão me deixou burro, muito burro demais”. Nada melhor que parafrasear Titãs para dizer que a televisão coloca o seu cérebro no piloto automático. Não é preciso pensar para assistir televisão; e é por isso que é tão relaxante. Então, se você não quiser manter o seu cérebro estagnado, a primeira coisa que deve fazer é desligar a TV.

Se você optar por assistir escolha programas que coloquem o seu cérebro para funcionar. Assista programas de educação, pesquisas, documentais ou que tenham temas complexos que sugiram debates e análises do que pode acontecer em seguida.

Medite
Ajuda a preservar as células cerebrais e as funções relacionadas com a memória, e alivia o stresse, contribuindo para a prevenção de doenças como a depressão e os distúrbios de ansiedade.

Escreva algo
A escrita põe você a pensar. Você pode escrever histórias inventadas ou sobre coisas que aconteceram com você.

Aprenda uma nova língua
Aprender um novo idioma é como hackear seu cérebro, abrindo muitas portas e diversos caminhos. Esses exercícios ativam áreas do cérebro que guardam informações de linguagem, fazendo com que você fale melhor até sua língua nativa.

Jogue videogames
Você sabia que games fazem você ficar mais esperto? A maioria deles possui quebra-cabeças que ajudam a deixar o usuário mais flexível para resolver problemas e a pensar mais rápido. Jogar Mario, Zelda, Scribblenauts, Myst, Braid, entre muitos outros, é como colocar seu cérebro para correr em uma esteira.

Toque um instrumento musical ou tente resolver um cubo mágico.

Há mais de 100.000 anos, o cérebro humano evoluiu para ajustar-se ao uso e criação de ferramentas. Ao engajar-se em atividades que são similares ao uso de ferramentas, você ajudará a ajustar seu cérebro e deixá-lo funcionando bem. Por exemplo, tocar violino ou resolver o cubo mágico têm essas características em comum. Esses exigem o uso das coordenações motoras finas e grossas, e sequências de operação e identificação de coisas. Por isso, ao fazer essas atividades diariamente ou duas vezes ao dia, você ficará completamente em forma mental.

Aumente o seu vocabulário
Aprenda novas palavras com um calendário que ensine uma palavra nova por dia ou dicionário. Dessa forma, você exercitará a porção responsável pela linguagem do seu cérebro.

Como funciona o cérebro?
A explicação técnica de um neurologista
Sabia que 25% do oxigénio e do açúcar que circula no nosso corpo é utilizado pelo cérebro?

Este órgão do sistema nervoso central é «a nossa caixa de fusíveis anatómica», como definem os médicos Michael F. Roizen e Mehmet C. Oz, que controla tudo o que o nosso organismo faz.

O encéfalo é constituído por três estruturas que funcionam de forma interligada: o cérebro, o cerebelo e o tronco cerebral.

O cérebro está dividido em dois hemisférios. O direito controla o lado esquerdo do corpo e o esquerdo controla o direito. Estes dividem-se em quatro áreas, os lobos: frontal (poder de decisão), parietal (sensor da dor e compreensão da fala), temporal (memória) e occipital (visão). O cerebelo é responsável pela coordenação, equilíbrio, postura e reflexos.

Já os gânglios basais coordenam mensagens entre as várias áreas do cérebro. O tronco cerebral, ligado à espinal medula, controla funções automáticas (respiração, digestão, ritmo cardíaco, sono, vigília). A dura restringe o movimento no interior do cérebro, evitando a destruição dos vasos sanguíneos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...