google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Aprenda a controlar a ansiedade sem medicamentos

domingo, 16 de outubro de 2016

Aprenda a controlar a ansiedade sem medicamentos

A ansiedade é um estado emocional normal que nos permite enfrentar as exigências da vida quotidiana. No entanto, quando é muitas vezes exagerada e excessiva, sem motivo aparente real, podemos estar perante o que pode ser um possível transtorno da ansiedade. 

A ansiedade manifesta-se através de fortes sentimentos de medo e preocupação perante certas situações que são vividas ou experimentadas como ameaçadoras ou perigosas, mas existem várias formas de lidar com a ansiedade sem ter de recorrer a medicamentos.



Fazer exercício diariamente. Uma das formas de tratar a ansiedade sem medicamente é fazer exercício físico, uma vez que permite que o seu corpo liberte o excesso de energia acumulada, e ao mesmo tempo liberta endorfinas geradas. A endorfina, também conhecida como o hormônio do prazer, é responsável por diminuir a dor a aumentar a felicidade.

Pratique técnicas de relaxamento. Comece por trabalhar a respiração. Quando começar a sentir que está a desencadear ansiedade, tente relaxar. Comece a inalar ar através do nariz e a conduzi-lo para a parte inferior do estômago abaixo do diafragma. Assim, a parte de baixo do estômago incha, expandindo assim a caixa torácica. Tente concentrar-se na viagem que o ar faz pelo seu corpo, em seguida, expire lentamente pela boca, sentindo o ar a sair do seu corpo. Tente fazer este exercício até que a ansiedade diminua. Recomenda-se que este exercício seja feito diariamente durante pelo menos 10 minutos.

Se preferir, pode adicionar música suave para facilitar a concentração. Técnicas como o Yoga e o Tai Chí também são consideradas vitais para diminuir a ansiedade.

Tente manter a maior tranquilidade possível quando perceber que a ansiedade está a aumentar. Deverá aprender a reconhecer quais são as situações que geram um aumento da sua ansiedade, para conseguir controlá-las. Enquanto a ansiedade pode estar presente na maior parte do tempo, há situações que estimulam um aumento considerável desta emoção.

Faça uma tarefa de cada vez. Tente concentrar-se apenas numa tarefa e faça-a com tranquilidade e dedicação. Uma das principais características da ansiedade, é a necessidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, o que leva a que o corpo esteja num nível de tensão constante. Por isso, é importante dedicar um tempo específico a cada tarefa e aprender a controlar a necessidade de fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo.

Cuide do seu corpo e da sua mente. Deverá reconhecer as limitações do seu tempo e da sua energia. Não deve sobrecarregar-se com tarefas que não consegue realizar, nem com pensamentos de culpa por não ter conseguido realizar todas as tarefas. Tente manter pensamentos positivos.

Evite o consumo de produtos que contenham cafeína. A cafeína estimula a secreção de adrenalina, favorecendo o aumento da ansiedade. Em vez disso, recomenda-se o consumo de ervas e plantas medicinais tais como o anis, a papoila e a alfazema. A erva-cidreira ou melissa são especialmente recomendadas para estes casos, uma vez que produzem no corpo um efeito sedativo e calmante.


Para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate, de forma moderada, para não ganhar peso. Outra possibilidade é ingerir o triptofano em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio. Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. 
Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. Eles também podem ser ingeridos em cápsulas, mas apenas com a orientação de um médico especialista. Existem ainda os chás. A maioria possui substâncias que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a passiflora, a melissa a camomila e a valeriana.

Conselhos
No caso dos sintomas da ansiedade continuarem ou aumentarem, é necessário consultar um médico especialista.

Consulte o seu médico, antes de começar a consumir qualquer tipo de erva ou planta medicinal para curar a ansiedade sem medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...