google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Coalas: será que conhecemos esse animal

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Coalas: será que conhecemos esse animal

Hoje em dia, os coalas perderam um pouco de espaço para outros bichinhos fofinhos – como as preguiças, os pandas e os nycticebus (também conhecidos como slow loris) –, mas isso não nos impede de sorrir e suspirar toda vez em que vemos um desses bichinhos pela internet. 

Mas será que realmente conhecemos esse animal? É comum saber que eles são naturais da Austrália, que vivem em árvores e que costumam se alimentar de folhas de eucalipto

No entanto, existem muitas outras curiosidades sobre esses bichinhos. Embora eles geralmente sejam chamado de “ursos coalas”, os coalas são marsupiais e, por isso, não guardam nenhuma relação com os ursos;



Acredita-se que o nome “coala” vem de uma palavra aborígene que significa “não beber”. Isso porque, embora os coalas bebam água ocasionalmente, boa parte da hidratação deles é suprida somente com a água naturalmente presente nas folhas de eucalipto de que eles se alimentam;

Os coalas comem mais de um quilo de folhas de eucalipto por dia. Curiosamente, por consumirem uma quantidade muito grande da planta, os coalas retêm a fragrância do óleo das folhas e exalam cheiro de eucalipto;

Um coala recém-nascido é do tamanho de um grão de feijão. Por esse motivo, os filhotes demoram um tempo para ganhar o aspecto adorável que conhecemos. Além disso, os bichinhos nascem cegos, sem orelhas e sem pelos;

Depois do nascimento, a mamãe-coala carrega seu bebê na bolsa por cerca de seis meses. Após esse período, o filhote se instala nas costas ou na barriga da mãe e ali permanece até completar seu primeiro ano. Escondidos no meio das árvores, os coalas chegam a dormir até 18 horas por dia;

Os coalas parecem animais fofos e macios, mas sua impressão seria outra se você tivesse a oportunidade de tocar um deles. Esses animais tem uma pelagem grossa que os protege tanto do calor quanto do frio e serve para repelir a água. Surpreendentemente, os coalas tem o pelo mais grosso entre os marsupiais;


Quando instalados em condições ideais na natureza, os coalas machos podem viver até 10 anos, enquanto as fêmeas vivem alguns anos a mais;

O mundo já contou com uma população de milhões de coalas, mas a popularidade da pele do animal fez com que a caça intensiva que ocorreu entre as décadas de 1920 e 1930 diminuísse drasticamente a presença dessa espécie no planeta;

Estima-se que a destruição de matas, os acidentes de trânsito e os ataques de cães matem cerca de 4 mil coala por ano. Atualmente, acredita-se que existam 100 mil coalas na natureza. Felizmente, é possível contar com grupos e associações que reúnem esforços para proteger esses animais.

Quando já estão crescidos o suficiente para se alimentarem sozinhos, os coalas devem adquirir uma bactéria que ajuda na digestão do eucalipto. E como ele faz isso? De modo mais simples (e nojento) possível: comendo o vômito e as fezes da mãe.

Coalas não bebem água. Eles tiram todo o líquido de que precisam para sobreviver do sumo das folhas do eucalipto, o seu alimento predileto. Aliás, na língua aborígene local, coala significa “animal que não bebe”.

O mamífero com a digestão mais lenta é o coala. Para digerir as folhas de eucalipto que consome, ele leva de 140 a 200 horas. Por falar em lentidão, você sabia que o coala passa a maior parte do seu tempo dormindo?

Existem diversas espécies de animais em que os machos possuem dois pênis. Uma delas é o coala. O detalhe interessante é que a fêmea possui duas vaginas.

Coalas são um dos maiores símbolos da Austrália, tornaram-se uma marca do continente.
No entanto, há sérias ameaças à sobrevivência desses animais fofinhos em sua própria casa. O impacto da urbanização, os ataques de outros animais (como cães domésticos) são apenas algumas causas do declínio da população.


Líderes do G20 abraçam coala durante Cúpula na Austrália
Jimbelung e outro coala ficaram famosos depois de serem colocados no colo dos líderes mundiais. Veja como alguns deles se sairam:

Apesar de parecer um pouco desconfortável, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, não perdeu a oportunidade de posar para a foto com Jimbelung no colo. Ela foi ajudada pelo primeiro-ministro da Austrália e anfitrião do encontro, Tony Abbott.

Abbott também auxiliou o presidente dos EUA, Barack Obama. Os dois posaram juntos, cada um com seu coala, para a foto, durante a Cúpula dos Líderes do G20 em Brisbane. 



O temido presidente da Rússia, Vladimir Putin, deixou escapar seu lado "descontraído" e "fofo" com o famoso coala no colo, no encontro das principais nações industrializadas em Brisbane. 


Já a chanceler alemã, Angela Merkel, preferiu não se arriscar e se limitou a passar a mão no coala, que permaneceu no colo de Abbott. 

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi ficou ainda mais longe. Modi apenas apontou para o simpático animal, símbolo da Austrália.
  


Já o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, se saiu bem ao dar colo para Jimbelung.



Quem também se soltou com Jimbelung no colo foi a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hy 
  
Turistas abraçam coalas 
 
 
Turistas abraçam coalas para tirar fotos em parques na Austrália. Prática é permitida apenas em algumas regiões do país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...