google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Saiba mais sobre os alimentos que causam flatulência

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Saiba mais sobre os alimentos que causam flatulência

Flatulência (gases) é a liberação, voluntária ou involuntária, de ar contido na porção final do intestino. Gases intestinais podem causar grande desconforto porque provocam distensão abdominal. Além disso, em determinadas circunstâncias, podem trazer constrangimento social.

O ar engolido (aerofagia) é uma causa comum de gases no estômago. Engolimos quantidades pequenas de ar ao comer e ao beber, sobretudo quando comemos ou bebemos rapidamente, falamos ao comer ou mascamos chicletes.




O organismo não digere e não absorve alguns carboidratos (açúcares e fibras alimentares) no intestino delgado por causa da insuficiência ou da ausência de determinadas enzimas. Esses alimentos indigeríveis passam então do intestino delgado para o intestino grosso, onde bactérias quebram os alimentos, produzindo o hidrogênio, o dióxido de carbono e o metano.

A maioria dos alimentos que contém hidratos de carbono podem causar gases. O arroz é o único que não causa gases. Em contrapartida, as gorduras e as proteínas causam poucos gases.

Açúcares: Os açúcares que causam gases são lactose, frutose, sorbitol e rafinose. Algumas pessoas notam aumento na produção de gases quando ingerem comida ou sucos adoçados com açúcar de frutas (frutose) ou adoçante artificial à base de Sorbitol. Nesse caso, esses produtos devem ser evitados;

Rafinose: Os feijões contêm altas quantidades desse açúcar complexo. Quantidades menores são encontradas no repolho, couve de Bruxelas, brócolis, aspargos, em outros vegetais e em grãos integrais.
Leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas e soja, entre outras, são causadoras de gases. Ricas em carboidratos não absorvíveis, as leguminosas tendem a fermentar no intestino. Eliminá-las totalmente da dieta pode não representar uma boa solução porque constituem uma fonte importante de proteínas, fibras e outros nutrientes. Uma dica prática e com bons resultados, por exemplo, é deixar o feijão de molho durante a noite. No dia seguinte, a água deve ser trocada por outra antes de cozinhá-lo bem, pois amido mal cozido aumenta a produção de gases;

Lactose: A lactose é o açúcar natural do leite, presente também em derivados como queijos, creme de leite e alimentos processados como pão, molhos e saladas.

Frutose: A frutose está nas cebolas, alcachofras, peras e no trigo. Ela pode ser utilizada como adoçante em algumas bebidas e em bebidas de frutas.

Sorbitol: O sorbitpol é o açúcar encontrado naturalmente nas frutas, inclusive maçãs, peras, pêssegos e ameixas. É utilizado também em forma de adoçante artificial em muitos alimentos dietéticos/doces.

Seguem abaixo os alimentos flatulentos:

Vegetais: agrião, acelga, alho, cebola, brócolis, couve, couve-flor, repolho, batata doce, gengibre, couve de Bruxelas, chucrute, ervilha verde, milho verde, mostarda, pepino, nabo, rabanete, pimentão, pimenta do reino.

Doces: caramelos, bolos, bombom, chocolate, doce em pasta, açúcar em excesso.

Queijos: principalmente os de alta concentração como mussarela, parmesão, roquefort, gorgonzola.

Leguminosas: ervilha, grão de bico, feijão, lentilha, soja.

Frutas: abacate, goiaba, maçã, pera crua, melão, melancia, passas.

Bebidas: soda, Coca-Cola, café, todas com gás.

Adoçantes: alimentos contendo sorbitol, como dietéticos, balas e chiclete dietéticos.

Outros: condimentos em excesso, alimentos crus ou fritos, alimentos oleaginosos (avelãs, nozes).

Prefira alimentos ricos em fibras e beba bastante líquido, pois isso facilita o trânsito intestinal. A obstipação retarda a passagem da comida pela parte inferior do aparelho digestivo, provocando maior fermentação dos alimentos e, conseqüentemente, maior produção de gases.

Lembre-se de:

– Fazer as refeições em um ambiente tranquilo.

– Mastigar bem os alimentos.

– Comer devagar.

– Não falar enquanto estiver comendo.

– Evitar os alimentos flatulentos que lhe causem desconforto ou constrangimento.

Não se esqueça de que distensão abdominal ou excesso de gases podem estar relacionados aos hábitos alimentares e à dieta. O consumo de bebidas gaseificadas pode originar gases nos intestinos e causar dor abdominal.

Antes de simplesmente deixar de consumí-los, você pode fazer alguns testes e até mesmo um diário para tentar identificar quais alimentos te causam flatulência, pois além de serem na sua maioria saudáveis, nem todos os alimentos descritos podem realmente causar desconfortos em todas as pessoas. São apenas alimentos potencialmente capazes de causar desconforto.
viva50


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...