google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que é compulsão por comida? Como é feito o tratamento

sábado, 21 de maio de 2016

O que é compulsão por comida? Como é feito o tratamento

Exagerar na feijoada do sábado, no almoço de domingo, na pizzaria, afinal ninguém consegue ser regrado o tempo inteiro.
 
O ato de comer é um prazer, mas comer em excesso é um problema. A partir dos 20 anos, o indivíduo já pode se submeter a vários exames para avaliar a pressão arterial, a taxa de açúcar no sangue e níveis do colesterol.
 







O problema é quando deixa de ser pontual e torna-se mais frequente e foge do controle, é igual nos dois sexos, mas as mulheres procuram mais o tratamento do que os homens.

A compulsão alimentar é um distúrbio químico que faz com que a pessoa coma demais, mesmo sem fome, apenas por vontade. Este transtorno alimentar atinge principalmente pessoas já obesas e está geralmente associado a sentimentos de ansiedade e depressão. Como perceber a compulsão
Para saber se uma pessoa é apenas gulosa ou sofre de um transtorno alimentar, basta observar que o guloso exagera em momentos pontuais e com alimentos de sua preferência e para ao se sentir satisfeito, enquanto o compulsivo é capaz de ingerir grandes quantidades de alimentos e pode passar de 10 mil calorias em uma única refeição.

- Comer demais em todas as refeições

- Mastigar pouco e rápido

- Visitar a geladeira e armários de guloseimas secretamente

- Sentir culpa depois de comer

- Ganhar peso

Principais complicações médicas decorrentes da compulsão

- Hipertensão arterial

- Elevação do nível de colesterol

- Diabetes

- Sobrepeso

Mecanismo de fome e saciedade desregula-se
No cérebro do compulsivo, o mecanismo de fome e saciedade fica desregulado. A serotonina, hormônio responsável pelo bem estar, não atinge o nível ideal. Isso faz com que a pessoa perca o controle diante da comida por nunca se sentir completamente satisfeita. 

Como é feito o tratamento
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia, seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde, não recomenda a prescrição de dietas de baixo valor calórico, mesmo para as pessoas com sobrepeso e obesidade. O tratamento deve sempre começar pela reeducação alimentar.

Não solucionado o problema com a reeducação alimentar,o próximo passo é identificar fatores psicológicos, crenças, pensamentos que possam estar desencadeando os episódios de compulsão. Medicação passa a ser necessária quando falharem os dois anteriores tratamentos.

O mais importante é ficar atento e procurar ajuda médica ao aparecerem ao notar os primeiros sinais.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...