google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Hipotiroidismo: distúrbios da tireoide que causa aumento de peso

sábado, 23 de abril de 2016

Hipotiroidismo: distúrbios da tireoide que causa aumento de peso

A tireoide é uma glândula importante do nosso corpo que produz hormônios encarregados de regular diversas funções do metabolismo. Quando ela não funciona adequadamente todo o corpo sente, são sintomas que podem passar despercebidos ou se tornarem graves a ponto de trazer risco de vida. 
O hipotiroidismo é uma disfunção na tireoide desencadeada pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) afetando potencialmente o funcionamento de todo o corpo. Mais de uma causa pode gerar essas alterações de funcionamento, a mais comum é uma reação auto-imune do organismo, onde um anticorpo é criado para atacar a tireoide. Para esses casos, o tratamento costuma ser prescrito para o resto da vida, com o uso diário de levotiroxina prescrita pelo médico.

A pessoa com hipotireoidismo que não realiza o tratamento adequado, fica com o metabolismo mais lento, devido a baixa concentração hormonal

É como se o organismo tivesse trabalhando muito menos do que deveria e mesmo realizando atividade física e dieta, o organismo perde menos energia do que o esperado. Além disso, pode ocorrer retenção de líquidos, o que na balança vai causar o aumento de peso. Além do aumento de peso essa disfunção pode causar queda de cabelo, unhas quebradiças, sonolência, cansaço, depressão, intestino lento, pele seca, alteração menstrual e da libido.


O medicamento tem intenção de regular as taxas hormonais recuperando o bom funcionamento do metabolismo, reduzindo ou acabando de vez com os sintomas.

Como é o tratamento?

O hipotireoidismo é basicamente tratado através do uso de comprimidos que contém o hormônio tireoidiano faltante. Com isto, os sintomas são tratados em apenas algumas semanas, porém, a reposição hormonal deverá ser realizada pelo resto da vida. É necessário que o paciente esteja sempre tomando a dosagem exata de hormônios tireoidianos. Como esta dosagem vai mudando com o passar dos anos, a consulta ao médico especialista deve se tornar uma constante na vida destas pessoas.

Pessoas com hipotireoidismo devem, portanto, sempre estar em dia com a sua ida ao médico, é importante o tratamento adequado para não haver a ocorrência dos sintomas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...