google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Alucinação e delírio uns dos sintomas da esquizofrenia

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Alucinação e delírio uns dos sintomas da esquizofrenia

Os sintomas mais conhecidos da esquizofrenia são as alucinações, que segundo a psiquiatra Sofia Bauer, "podem ser visuais, auditivas ou de sensações - ver, ouvir e sentir coisas, de certo modo, bem estranhas. 

Como escutar vozes de mortos, enxergar pessoas que os outros não veem, notar cheiros esquisitos". Normalmente, estes delírios são associados à audição, no entanto, mesmo que mais raros, também podem estar ligados aos outros sentidos - visão, olfato, paladar e tato.


Esquizofrenia, também conhecida como transtorno esquizofrênico, é um distúrbio psicológico, que se pensa ser causado por desequilíbrios na química cerebral, que envolve ilusões e percepções defeituosas do mundo.

Pessoas que sofrem de esquizofrenia, muitas vezes ouvem vozes em sua cabeça e tem delírios de grandeza. Não é incomum pessoas com esquizofrenia acreditarem que são Jesus ou outras figuras proeminentes. 


Existem vários tipos de esquizofrenia, incluindo:

esquizofrenia catatônica
esquizofrenia desorganizada
esquizofrenia indiferenciada
esquizofrenia paranoide
esquizofrenia residual

Delírio de grandeza – Psicologia, sintomas, esquizofrenia
Delírio de grandeza, ou delírios de grandeza, são fortes crenças de ser mais rico, mais inteligente, mais importante, mais poderoso, famoso, etc. do que é realmente na verdade. Ele é um subtipo de transtornos delirantes que é muitas vezes associados à esquizofrenia, a fase maníaca do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Isto é visto em pacientes psiquiátricos delirantes que acreditam que são figuras históricas famosas, por exemplo, Napoleão, Júlio César, Cleópatra e assim por diante. Este tipo de ilusão tem funções positivas na medida em que preserva e aumenta a auto-estima em pacientes afetados e é utilizado como mecanismo de defesa contra a baixa auto-estima.

Esquizofrenia catatônica
Pessoas com esquizofrenia catatônica exibem comportamentos motores incomuns, e agem de formas bizarras. Existem dois tipos de classes de comportamento que o esquizofrênico catatônico participa; excitação catatônica e estupor catatônico.

Durante a excitação catatônica, o esquizofrênico atuará com comportamento bizarro e tenso, como andar rapidamente, balbuciar, falar incoerentemente, etc.

Durante o estupor catatônico, a pessoa vai assumir uma posição e permanecer assim por longos períodos de tempo (por vezes durante horas). Ainda mais interessante é o fato de que a pessoa normalmente permanece consciente do que está acontecendo ao seu redor, apesar de estar imóvel.

Esquizofrenia indiferenciada 
É um transtorno mental crônico e grave, que é causado por um colapso físico dos processos mentais que resulta em uma perda de respostas emocionais normais. Os sintomas incluem alucinações auditivas (ouvir vozes), delírios bizarros ou paranoicos (crenças estranhas e constrangedoras), e pensamento ou discurso desorganizado.

Esquizofrenia indiferenciada é diferente de esquizofrenia paranoide por não ter os sintomas paranoides (sensação de perseguição). O início do processo desta doença geralmente começa na idade adulta jovem (final da adolescência ou início dos vinte anos). As causas específicas não são claramente compreendidas embora haja evidências de que a genética, o ambiente, neurobiologia e fatores psicológicos podem ser todos fatores que contribuem para essa condição. 

Esquizofrenia desorganizada

Esquizofrenia desorganizada é um dos vários tipos de esquizofrenia, uma doença mental crônica em que uma pessoa perde o contato com a realidade (psicose). Esquizofrenia desorganizada é marcado por pensamentos, palavras e comportamentos que são inadequadas e não faz sentido.

Esquizofrenia desorganizada é considerado um tipo mais grave de esquizofrenia, porque as pessoas com esta condição pode ser incapaz de realizar atividades diárias de rotina, como tomar banho e preparação da refeição. Pode ser difícil de entender o que as pessoas com esquizofrenia desorganizada estão dizendo. Além disso, frustração e agitação pode levá-los a atacar. Esquizofrenia desorganizada é conhecida como a esquizofrenia hebefrênica. 

Esquizofrenia residual

Na esquizofrenia residual houve pelo menos um episódio de esquizofrenia, mas na maior parte do tempo o indivíduo não apresenta sintomas psicóticos positivos como delírios, alucinações, perturbações, comportamentos bizarros e agitações psicomotoras. Os sintomas negativos da psicose são verificamos mais facilmente como o embotamento afetivo, discurso pobre ou avolição e negligência com cuidados pessoais. Pode ocorrer também a presença de sintomas positivos atenuados como discurso levemente desorganizado e crenças infundadas

Embotamento afetivo é a perda da capacidade de demonstrar emoções e sentimentos. O indivíduo não manifesta expressão de alegria, tristeza, raiva ou dor. O embotamento afetivo é comum em alguns casos de esquizofrenia, mas também pode ocorrer em depressões muito grave. 


O surto psicótico é um importante preditor de esquizofrenia. É importante que nos primeiros surtos psicóticos haja uma intervenção na família, pois os surtos são altamente desestruturantes da estrutura familiar e a participação da família é essencial no tratamento das psicoses. 

Esquizofrenia tem tratamento: além da medicação, recomenda- se aos doentes quanto ao estilo de vida na sociedade.
Passado o surto agudo, os pacientes podem beneficiar-se participando de diferentes programas que vão ajudá-lo a reintegrar-se na sociedade. São programas que incluem desde terapia cognitiva específica para transtornos esquizofrênicos a fim de ensiná-los a  lidar com os sintomas e a doença, até um treinamento de profissionalização para aqueles que não conseguem retomar as atividades que exerciam antes ou treinamento em oficina abrigada para ajudá-lo a reintegrar-se na sociedade. O tratamento ideal é sempre o que proporciona melhor reintegração social do paciente.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...