google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Açúcares e adoçantes: qual açúcar usar, mascavo ou demerara?

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Açúcares e adoçantes: qual açúcar usar, mascavo ou demerara?

O açúcar mascavo é o açúcar obtido da concentração do caldo-de-cana ao natural. Em sua produção não são utilizados aditivos químicos como os que são usados na clarificação e branqueamento para obtenção do açúcar refinado comum, conhecido como açúcar branco, então conserva as vitaminas e minerais da cana de açúcar, sendo considerado saudável.

O açúcar demerara passa por um refinamento leve e também não recebe aditivos químicos e conserva as vitaminas e minerais. Ou seja, tanto o mascavo como o demerara são menos processados e, consequentemente, conservam alguns nutrientes, diferente do que acontece com o açúcar refinado que, após passar pelo processo de refinamento para ficar branco, perde todos os nutrientes. 
 
Por exemplo, em 100 gramas de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes.

A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento.


Do ponto de vista calórico são iguais. Como o açúcar mascavo e o demerara tem grãos maiores, e preciso tomar cuidado ao adoçar com eles, pois se vc não der tempo para ele se dissolver, ele vai adoçar menos e aí vc vai querer por mais açúcar, ou seja, mais calorias.

O ideal mesmo seria não usar açúcar de jeito nenhum, nem refinado, nem mascavo, nem demerara. Se tiver que usar, pode usar qualquer um dos dois, mascavo ou demerara, de acordo com seu gosto. Mas tome muito cuidado com as porções, coloque o mínimo possível e tente se acostumar com esse paladar menos doce. Será melhor para vc!

Açúcar Fit: stévia com o açúcar demerara. Sucralose com o açúcar sacarose

Uma excelente ajuda para quem deseja perder uns quilinhos!

O Açúcar Fit é uma combinação perfeita do edulcorante natural stévia com o açúcar demerara, proporcionando o mesmo sabor do açúcar refinado, com menor ingestão de sacarose e metade das calorias. Isso prova que o Açúcar Fit é perfeito para quem está de dieta, pois além de oferecer o mesmo sabor do açúcar refinado ele é menos calórico e um adoçante natural.

O Açúcar Fit pode ser usado em vários alimentos como bolo, suco, receitas de forno e fogão. É muito saboroso e não altera o sabor dos alimentos.


Saiba se o diabético pode consumir açúcar mascavo ou demerara.

Um dos alimentos considerados inimigos do diabetes é o açúcar, pois aumenta os níveis de glicose no sangue, descontrolam a doença e facilita o desenvolvimento de outros problemas relacionados a ela. Saber o que comer e evitar o açúcar é, portanto, fundamental para evitar hiperglicemia (alta concentração de glicose no sangue). Nesse contexto, é comum o diabético se questionar sobre o açúcar mascavo, já que ele é sempre apresentado como uma opção mais saudável em comparação ao açúcar refinado.

Mas também é importante lembrar que o açúcar mascavo e o demerara, assim como o açúcar branco, também devem ser consumidos com moderação. Eles também não são indicados para diabéticos.


Agora, se não tiver como, é melhor usar adoçante stévia, sucralose ou açúcar de coco.  
Adequado para diabéticos: o açúcar de coco pode ser consumido por diabéticos, sem nenhum problema. Ou seja, sempre levando em conta que não eleva o nível de açúcar no sangue de forma prejudicial. Mas, de qualquer maneira, não se trata de um adoçante sem calorias, como, por exemplo, estévia ou algum de origem industrial.





Conheça da onde vem o açúcar: frutose, glicose, sacarose e lactose.




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...