google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: É saudável comer ovos? Razões para aumentar o consumo de ovo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

É saudável comer ovos? Razões para aumentar o consumo de ovo

Considerado fonte de proteína completa – por ter todos os aminoácidos essenciais – o ovo é uma excelente opção para os vegetarianos que, ao retirarem a carne da alimentação, perdem a principal fonte desse nutriente.

 

Apesar da sua má fama, foi comprovado que o consumo de ovo não aumenta os níveis de colesterol no sangue.

Quantos podemos comer? Todos os dias? Toda semana? Então, quantos? 
Nem todas as pessoas precisam consumir a mesma quantidade de ovos, mas podemos dizer que a recomendação é de aproximadamente entre três e cinco ovos por semana.
  • Por exemplo, uma pessoa que consome pouca carne ou peixe pode comer mais ovo para trazer a quantidade de proteína que o corpo precisa.
  • Uma pessoa que faça muitos exercícios físicos pode consumir mais ovos, especialmente a parte da clara, que é rica em proteínas.
  • Uma pessoa com sobrepeso deverá limitar a quantidade de gemas, já que é a parte mais gordurosa do ovo.
⇢ Os ovos são grandes aliados da dieta por serem pouco calóricos, por possibilitarem a sensação de saciedade e por terem um alto aporte proteico

⇢ Estudos mostram que substâncias como a luteína e a zeaxantina, presentes na gema, podem promover a melhora das moléculas do colesterol.

⇢ Já a clara do ovo é rica em albumina, que é capaz de aumentar a produção de colágeno no organismo, tendo como benefícios principais a pele mais viçosa e firme. Também possui vitaminas do complexo B que são essenciais para nutrir unhas e cabelos.

⇢ É rico em vitamina B2 ou riboflavina, como também é conhecida. Este nutriente ajuda o corpo a converter os alimentos em energia.

⇢ O selênio presente no ovo colabora na regulação dos hormônios da tireoide e também as defesas do organismo.

⇢ Estudos mostram que a deficiência do nutriente colina está ligada a transtornos neurológicos e piora as funções cognitivas, o ovo é rico neste nutriente.

⇢ É um dos poucos alimentos que são fontes naturais de vitamina D, importante para a saúde dos ossos e dentes.

⇢ Um estudo publicado em 2003 no Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou que uma dieta suplementada com lisinha (um aminoácido essencial) é capaz de reduzir os níveis de ansiedade e stress, presumivelmente porque regula a serotonina no sistema nervoso. O ovo contém nove aminoácidos, que em falta no organismo, podem levar à resposta imune diminuída, fadiga, mudanças de textura da pele e cabelo.

Informação:
Um ovo que foi posto por uma galinha saudável, recolhido no tempo certo, manipulado com cuidado e respeitando as regra e condições de higiene é considerado como seguro. Porém a realidade é que nem sempre temos essas circunstâncias. O problema sanitário mais relevante que pode provocar o consumo de ovos é a salmonelose.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...