google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Diabetes Mellitus:sintomas e consequências

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Diabetes Mellitus:sintomas e consequências

Tem-se observado um crescente aumento epidemiológico das doenças crônicas no Brasil e no mundo, destacando-se entre essas, o Diabetes Mellitus.

Observa-se, ainda, a crescente taxa internação e mortalidade causadas pela Diabetes. No Brasil, segundo fonte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquerito – Vigitel, o número de internação teve um aumento de 131.734 habitantes no ano de 2008 para 148.452 em 2010. E quanto a taxa de mortalidade, o aumento foi de 24,1 óbitos por 100. 000 habitantes no ano de 2006 para 28.8 óbitos por 100.000 habitantes em 2010.

 

Tendo conhecimento de que se trata de uma doença metabólica, diretamente ligada ao estado nutricional do individuo, tem-se a participação constante do profissional nutricionista ao tratamento do Diabete Mellitus. Visando a mudança do hábito alimentar do diabético, adequando sua alimentação de forma que essa traga-lhe beneficios a sua saúde e a melhoria da qualidade de vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros.
O índice de diabetes tem se elevado vertiginosamente e a dieta habitual é um dos principais fatores determinantes passíveis de modificação na prevenção da doença. Um estudo recentemente divulgado pela OMS revela que em 2030, o diabetes mellitus será a segunda causa de morte na América Latina. De acordo com os indicadores da OMS, o mundo já vive uma epidemia de diabetes. Em 1985, a doença atingia aproximadamente 30 milhões de pessoas. O número aumentou para 135 milhões em 1995 e para 177 milhões em 2000. A entidade estima que a prevalência do diabetes deva alcançar 333 milhões de pessoas em 2025.
Diabetes Tipo I –  O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. E a doença ocorre mais na infância e adolescência, onde o individuo se torna insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeção de insulina;

Diabetes Tipo II –  As células são resistentes à ação da insulina. Em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos, e pode não ser insulinodependente.

Diabetes Gestacional – Ocorre durante a gravidez e, geralmente, é provocado pelo aumento de peso excessivo da mãe;

Há ainda Diabetes associados a outras patologias como pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos, etc.



 Consequências
São diversas as consequências causadas pela hiperglicemia a um paciente diabético, o que acaba por desenvolver sérios danos a saúde, como por exemplo:
Retinopatia diabética: lesões que aparecem na retina do olho, podendo causar pequenos sangramentos e, como consequência, a perda da acuidade visual;
Nefropatia diabética: alterações nos vasos sanguíneos dos rins que fazem com que ocorra uma perda de proteína pela urina. O órgão pode reduzir a sua função lentamente, mas de forma progressiva até a sua paralisação total;
Neuropatia diabética: os nervos ficam incapazes de emitir e receber as mensagens do cérebro, provocando sintomas, como formigamento, dormência ou queimação das pernas, pés e mãos;
Dores locais e desequilíbrio;
Enfraquecimento muscular;
Traumatismo dos pêlos;
Pressão baixa;
Distúrbios digestivos;
Excesso de transpiração e impotência;
Pé diabético: ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida). Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados. Qualquer ferimento nos pés deve ser tratado rapidamente para evitar complicações que podem levar à amputação do membro afetado
Infarto do Miocárdio e Acidente Vascular Encefálico: ocorrem quando os grandes vasos sanguíneos são afetados, levando à obstrução (arteriosclerose) dos órgãos vitais como o coração e o cérebro.

Infecções: o excesso de glicose pode causar danos ao sistema imunológico, aumentando o risco da pessoa com diabetes contrair algum tipo de infecção. Isso ocorre porque os glóbulos brancos (responsáveis pelo combate a vírus, bactérias etc.) ficam menos eficazes com a hiperglicemia. O alto índice de açúcar no sangue é propício para que fungos e bactérias se proliferem em áreas como boca e gengiva, pulmões, pele, pés, genitais e locais de incisão cirúrgica.

Sintomas

Os sintomas das complicações da diabetes mellitus envolvem queixas visuais, cardíacas, circulatórios, digestivas, urinárias, neurológicas, dermatológicas e ortopédicas, entre outras.
Há uma triade clássica dos sintomas da diabetes, que se resume em: poliúria (pessoa passa a urinar com maior frequência), polidipsia (ocorre o aumento da sede e da ingestão de líquidos) e polifagia (há um aumento de apetite). Pode, ainda, ocorrer perda de peso. E estes sintomas podem ocorre mais rapidamente no diabetes tipo I, particulamente em crianças, se desenvolvendo em questão de semanas ou meses. Assim como, pode ser sutil, se desenvolver muito mais lentamente, ou até mesmo, ser completamente ausente no diabetes tipo II.
Quando a concentração de glicose no sangue encontra-se muito alta, ou seja, acima do limiar renal (Limite da concentração de uma substância no sangue, que posteriormente aparecerá na urina), a reabsorção da glicose no túbulo proximal do rim é incompleta, e parte dessa glicose é excretada na urina (glicosúria). Como resultado há o aumento da pressão osmótica de urina, que consequentemente inibe a absorção de água pelo rim, resultando na poliúria (eliminação de uma grande quantidade de urina com um aumento na frequência urinaria), ou seja, há uma perda acentuada de líquido. O volume de sangue perdido será repostos através de osmose da água armazenada das células do corpo, o que tem como consequênciaa desidratação e a sensação de sede aumentada. 

Quando os níveis altos de glicose permanecem por longos períodos, somados a pressão arterial alta, que é comum em diabéticos, pode vir a ocorrer à retinopatia, uma das complicações da diabetes que causa problemas nos olhos. Geralmente a visão borrada é a reclamação mais comum que leva ao diagnóstico de diabetes; sendo que o diabetes tipo I, deve ser suspeito em casos de mudanças rápidas na visão e o tipo II, geralmente causa mudanças mais gradual. Geralmente, em pacientes de diabetes tipo I, pode se apresentar, ainda, cetoacidose diabética, um problema de desregulação metabólica, resultado da deficiência severa à insulina, juntamente com um aumento relativo ou absoluto da concentração de glucagon. E assim, a acidose metabólica é causada pelo colapso no armazenamento de adipose e consequentes, níveis de ácidos graxos livres. Dá-se que o glucagon acelera a oxidação dos ácidos graxos livres produzindo excesso de corpos cetônicos (cetose); caracterizado pelo cheiro de acetona na respiração do paciente. Nos casos de acidose diabética severa, pode ocorrer o como (estado de inconsciência), possivelmente progredindo para óbito.]
Um estado raro, porém igualmente severo, é estado não-cetótico, ou, estado hiperosmolar não-ceótico. Quadro caraqterizado por hiperglicemia severa (aumento anormal do nivel de glicemia), ausência de cetose ou cetoacidose, desidratação profunda, depressão sensório e elevação da pressão osmótica. Frequentemente o paciente tem ingerido autas quantidades de bebidas contendo açucar, levando a um ciclo vicioso em consideração a perda de liquido.

Destacam-se, frequentemente, de maneira mais simples os seguintes sintomas:
Sede excessiva;
Aumento do volume da urina;
Aumento do número de micções;
Surgimento do hábito de urinar à noite;
Fadiga, fraqueza, tonturas;
Visão borrada;
Aumento de apetite;
Perda de peso.

Diagnósticos

O diagnostico de diabetes é feito inicialmente através de anamnese, depois por exame clinico e por fim exames laboratoriais. O diagnostico, ainda, pode ser presumido devido à presença de sintomas e sinais clássicos da doença, que são: sede excessiva, aumento do volume e do numero de micções (incluindo o surgimento de hábito de acordar a noite para urinar), fome excessiva e emagrecimento.

Exames sugeridos

Glicemia de jejum:

A Glicemia de jejum é medida através de exame de sangue que analisa a taxa de glicose no sangue. Os valores de referência são: 70 a 99mg/dl.

Glicemia pós-prandial:

É, talvez, o método mais simples e cômodo, para avaliar se o individuo está diabético, principalmente do tipo II. Consiste em dosar a glicemia seguidamente, uma, duas e três horas após uma refeição rica em carboidratos. Em pessoas normais, os valores não devem ser superiores a 160mg/dl na primeira hora, 120mg/dl na segunda hora e 100mg/dl na terceira hora.

Curva Glicêmica: 

Este exame é indicado para avaliar diabetes tipo II ou gestacional. Consiste em, após uma coleta de sangue em jejum, administrar glicose por via oral, ou glucagon de maneira subcutânea e repetir a coleta de sangue, seqüencialmente uma, duas e três horas depois. O exame deve ser repetido no dia seguinte. Os valores de referencia são: de 95mg/dl inicial, 180mg/dl após uma hora, 155mg/dl após duas horas e 140mg/dl após três horas. O diagnóstico de diabetes é dado quando em dois dias diferentes os valores máximos são ultrapassados.

Fatores de Risco

Existem algumas situações a quais são presumidas como fatores de rico para o Diabete Mellitus. Algumas delas são:
Idade maior ou igual a 45 anos;
História Familiar de DM (pais, filhos e irmãos);
Sedentarismo;
HDL- baixo ou triglicerídeo elevado;
Hipertensão arterial;
Doença coronariana;
DM gestacional prévio;
Filhos com peso maior do que 4 kg, abortos de repetição ou morte de filhos nos primeiros dias de vida;
Uso de medicamentos que aumentam a glicose (cortisonas, diuréticos tiazídicos e betabloqueadores);

Obesidade.

Alguns desses fatores de risco são modificáveis, como o sedentarismo, que consiste na falta de atividades físicas, a obesidade, principalmente na Obesidade central (a qual a gordura se deposita dentro da barriga) e, o baixo nível de HDL e triglicerídeos elevados, assim como, o enlevamento do nível do LDL (Colesterol ruim), que pode ser regulado através de mudanças no estilo de vida, principalmente voltado ao hábito alimentar. 

Orientação Nutricional

Primeiramente, precisa-se entender que existem alguns tipos de diabetes diferentes, porém, em todos os tipos a orientação nutricional é semelhante.
A diabetes trata-se de uma doença crônica, ou seja, uma doença que não tem cura. Mas apesar de ter cura, pode ser controlada, de forma que o individuo possa ter ótima qualidade de vida.
A alimentação de um paciente diabético deve ser bastante controlada, e o cardápio deve ser elaborado visando o controle metabólico (glicose e gorduras) e a pressão arterial.
Enfim, é inegável a ligação entre dieta e saúde e esse conceito tem sido fortalecido e propagado rapidamente nos últimos anos, sob o caráter dos chamados alimentos funcionais.
De acordo com a secretaria de vigilância sanitária, do ministério da saúde, alimento funcional é "Aquele alimento ou ingrediente que além das funções nutritivas básicas quando consumido como parte da dieta usual produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica."

Ainda de acordo com SOUZA et al 2003 apud MORAES F P et al: Alimentos funcionais devem apresentar propriedades benéficas além das nutricionais básicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns. São consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regulares funções corporais de forma a auxiliar na proteção contra doenças como, hipertensão, diabetes e câncer.

Dieta

O termo “Dieta” é referente ao habito alimentar de um individuo, ou seja, cada pessoa tem uma dieta diferente, saldável ou não. A “Dieta” se diversifica de acordo com cada cultura, se adaptando também a cada nível social, de acordo com a condição financeira do individuo ou grupo familiar.
Em termos populares, porém, “Dieta” trata-se de uma forma de manter o peso ou uma boa condição de saúde. E é dentro dessa compreensão que é feito as orientações nutricionais aos pacientes diabético.

Orientações especificas para diabéticos

1.    [Retirar totalmente o açúcar, mel, açúcar mascavo, açúcar cristal, açúcar orgânico e todas as preparações que vão esses ingredientes (doces e sobremesas).]
2.    Não misturar e nem repetir os carboidratos na mesma refeição. Exemplo: arroz, batata, mandioca, mandioquinha, macarrão, pão, aveia, granola;
3.    Prefira o carboidrato integral. Ex: pão integral, macarrão integral, aveia, granola. A fibra presente nesse alimento ajuda a liberar o açúcar no sangue aos poucos e controlar a sobra de açúcar no sangue;
4.    Consumir em torno de 3 frutas por dia, mas deve ser fracionado, ou seja, uma de cada vez a cada 3 horas. De preferência, consuma a casca junto;
5.    Não tomar suco de frutas concentrados. Somente 1 fruta por copo;
6.    Os vegetais são importantíssimo na alimentação. As folhas podem ser consumidas à vontade. Em relação aos legumes cuidado com a beterraba. Nunca tome suco de beterraba. Consuma a beterraba junto com a refeição em pequena quantidade (em torno de 2 fatias finas ou 1 colher de sopa da beterraba ralada junto do almoço e jantar);
7.    É preciso entender a diferença entre light e diet. Uma alimento classificado como light diz que esse alimento tem redução de pelo menos 25 % de um dos componentes. O diet significa que o alimento tem ausência total de um nutriente. No caso dos Diabéticos o termo correto é o diet, por ter ausência total de açúcar. Se for comprar algum alimento light precisa conferir nos ingredientes descritos no rótulo, se na composição tem açúcar ou não;
8.    Os doces diet são boas opções para saciar a vontade de doces. Mas cuidado com a quantidade. Muitas vezes esses alimentos são mais gordurosos do que as versões normais;
9.    Não abuse das quantidades de adoçante. A recomendação é de 3 a 5 gotas por copo ou 1 sachê por copo. Dê preferência para os adoçantes naturais (steviosídeo ou sucralose).

Mas deve-se atentar que se trata de um cardápio que apenas ilustra os cuidados que devem ser tomado na alimentação de um diabético, mas é de extrema importância que um paciente diabético siga as orientações médicas e, se possível, que procure um nutricionista para que faça um cardápio adequado a sua situação.

Diet e light

É preciso saber a diferença entre alimento Diet e alimento Light, pois há, ainda, uma grande confusão na hora da escolha desses produtos. Portanto, deve-se conhecer tal diferença para evitar possíveis erros, que venham a causar danos à saúde do paciente diabético.

Diet: De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), esse termo só pode ser aplicado a alimentos que se destinam a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gorduras, proteína, sódio, glúten, entre outros. Sendo destinados a dietas com ingestão controlada de nutrientes. Estes alimentos não podem ter a adição de nutrientes, sendo permitida, apenas a existência do açúcar natural do alimento.

Light: O termo Light pode ser utilizado em produtos que tenham baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional. Os alimentos Light devem ter a redução de 25% em termos de calorias, em comparação com produtos similares convencionais. Deve-se, ainda, conter no rotulo o alimento ao qual se compara.

Entendendo as diferenças entre Diet e Light, pode se diferenciar com facilidade a os consumidores a quais se destinam cada grupo.
Os consumidores de produtos Diet, normalmente apresentam problemas metabólicos ou fisiológicos específicos. Precisam de alimentos especialmente formulados, a fim de eliminar ou substituir algum componente como açúcar, no caso de diabéticos, e sal, no caso de hipertensos.
Já os consumidores de produtos light, geralmente, são pessoas saudáveis, ou que estão acima do peso, que buscam de produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, em comparação ao mesmo alimento convencional. Esses alimentos são recomendados, por exemplo, em dietas para perder peso.

Onde entra o “Zero”?

A denominação “Zero” foi mais uma jogada de marketing para chamar a atenção dos consumidores. O produto “Zero” normalmente indica que há  redução de 100% de algum nutriente, como o açúcar ou sal por exemplo.

Um diabético ao escolher um produto “Zero”, deve verificar se esse produto contém 0% açúcar, ou se trata de 0% de outro nutriente.

Tratamento

O tratamento do Diabetes Mellitus deve está de acordo com o tipo e o grau da doença. Sendo as principais indicações, em todos os casos e graus do Diabetes, uma alimentação adequada, que siga as indicações nutricionais, juntamente com atividade física, visando o controle metabólico e a melhoria de qualidade de vida do paciente diabético.
Sendo, apenas, a alimentação e as atividades físicas insuficientes como tratamento do Diabetes, o paciente passará, ainda, ao processo de tratamento medicamentoso, sendo esse tratamento prescrito por um médico endocrinologista, de acordo com cada caso analisado.
O tratamento, ainda, tem melhores resultado quando proporcionado por uma equipe multidisciplinar, a qual pode fazer parte: o endocrinologista, o nutricionista, o psicoterapeuta, o educador físico e o enfermeiro. Lembrando, porém, que o paciente deve ser membro ativo e principal nesse processo.

Tratamento medicamentoso

1.    Diabetes Tipo I

Insulinoterapia: Trata-se do tratamento através da administração exógena de insulina (geralmente por via subcutânea). Sendo que há diferentes tipos de insulinas, que deveram ser indicadas de forma que venha a atender a necessidade de cada paciente.

Transplante: Trata-se do transplante de pâncreas ou das células beta (As células betas são células endócrinas responsáveis por sintetizar e secretar o hormônio da insulina).

Diabetes Tipo 2

Antidiabéticos orais: Trata-se de medicamentos que diminuem a resistência a insulina, administrados por via oral.

Insulinoterapia: Da mesma forma citada no caso de Diabetes Tipo 1.
Medicamentos Antidiabéticos Orais



Principais tipos de Insulina

As insulinas podem ser do tipo humanas ou análogas. As insulinas humanas têm estrutura molecular semelhante à insulina produzida pelo pâncreas humano, enquanto as insulinas análogas tiveram a sua estrutura molecular modificada, com o objetivo de alcançar um perfil de ação mais próximo do fisiológico.
Existem análogos de ação lenta, rápida ou bifásica. Seno que para cada paciente, uma determinada insulina é mais adequada.
 
Canetas de aplicação de insulina.


Conclusão

Ao analisar esse artigo, chega-se a conclusão de que a Diabetes Mellitus trata-se de um grupo de doenças metabólicas, a qual o principal tratamento consiste na reeducação alimentar, com mudança de hábito e a exclusão parcial ou total de alguns nutrientes, principalmente o açúcar.
É de extrema importância que o paciente diabético se atente a sua alimentação e que, na hora da escolha dos produtos q venham formar o seu cardápio, faça preferencia aos produtos Diet e/ou Zero, atentando-se sempre para a especificação nutricional do seu rótulo.  Destaca-se também a necessidade da atividade física para a ajuda no controle metabólico, e a melhoria de qualidade de vida do paciente.
Dessa forma fica clara a necessidade de auxilio por parte de um profissional da nutrição, de um médico endocrinologista, de um educado físico e de um enfermeiro, que juntos devem formar um grupo eficaz no tratamento do Diabetes Mellitus. Sendo ainda de extrema importância que o enfermeiro, tenha ciência das necessidades fisiológicas desse paciente, sendo esse o profissional mais constante em relação ao tratamento dessa doença. Para isso, é necessário que tal profissional tenha os conhecimentos científicos necessários, em torno do que lhe diz respeito a metabolismo, fisiologia e nutrição.
Por fim, com o aumento epidemiológico das doenças crônicas como a Diabetes Mellitus, deve-se atentar ainda mais a preparação de profissionais capazes de agir de forma enfática para a melhoria e manutenção da saúde de seus pacientes, trabalhando em equipe com os mais diversos campos da saúde. E acima de tudo, deve-se trabalhar incessantemente na conscientização de seus pacientes e da população em geral, a respeito de uma continua mudança em seus padrões de vida, em especial em seus hábitos alimentares.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...