google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que beber durante o treino na academia. O que não beber?

domingo, 24 de maio de 2015

O que beber durante o treino na academia. O que não beber?

É difícil não falar bem da água. Ela constitui aproximadamente 60% do peso de uma pessoa adulta, e está envolvida em todos os processos metabólicos de digestão, absorção, transporte e utilização dos minerais, vitaminas, aminoácidos, carboidratos, e todos os demais nutrientes.

Além disso a água ainda participa na regulação da temperatura do corpo, na queima de gordura, na força e no controle muscular, na lubrificação das articulações, no condicionamento mental e na prevenção de doenças.

Qual é o nutriente mais importante para desenvolver hipertrofia e queima de gordura, além de manter a saúde? Exatamente a água!

Mas quanta água é necessária?

Essa é uma pergunta muito frequente, e que pouca gente sabe responder.

Não se pode confiar na sede para saber quando se deve beber água, pois durante o exercício até o mecanismo da sede ser ativado, já se perdeu de 1 a 2% do peso corporal na forma de suor.

É preciso tomar água em intervalos regulares todos os dias. Se você não tomar água suficiente em um dia, no dia seguinte o corpo não reidrata automaticamente.

Publicidade



Estará duplamente desidratado, e será necessário uma quantidade extra de água. Caso contrário podem começar a aparecer sinais de desidratação.

Para o praticante de atividade física intensa essa hidratação é mais importante ainda, pois a sua perda é maior do que a da maioria das pessoas – o corpo utiliza água para se resfriar do calor gerado pelo esforço físico.

Além do que se gasta água na queima de triglicérides (gordura) e no processo de hipertrofia, pois síntese protéica também consome água.

Então vamos a prática:

Água antes do execício

Beber pelo menos 500ml de água 2 ou 3 horas antes do exercício. Depois, beber mais 250ml imediatamente antes do exercício, para garantir que o corpo está bem hidratado.

Se sua academia é muito quente ou muito fria, é preciso mais água ainda: 300 a 500ml imediatamente antes (calor e frio elevam o gasto de água para regulação da temperatura).

Água durante o execício

Beber de 200 a 300ml de água a cada 10 a 20 minutos. Eu sei que parece muito, mas pode acreditar, é só questão de tempo até você se acostumar.

No início pode parecer desconfortável, mas pode anotar: depois da adaptação o seu treino, seja de hipertrofia ou de definição, vai render resultados mais rápidos.

Água depois do exercício

Esta é a hora de repor todo o líquido eliminado. Então, vamos a uma regra simples e eficiente: suba na balança da academia ANTES de DEPOIS do seu treino.

Certamente você vai ter perdido algumas gramas durante o seu treino. Beber pelo menos 500ml de água para cada meio quilo perdido, nas duas horas seguintes.

E se puder, continue bebendo água durante as quatro horas seguintes.

E sempre surge também aquela pergunta:

Bebida esportiva é melhor do que água?

Para exercícios comuns, que demoram menos de uma hora, a água ainda é a melhor bebida. As bebidas esportivas (solução de glicose e eletrólitos) tem sua utilidade nos exercícios de alta intensidade e nos que duram mais de uma hora.
Muita gente que não gosta de água prefere essas bebidas pelo sabor.. mas há que se ter cuidado pois podem atrapalhar sua dieta, se não forem bem calculados.

Gatorade

Suco de frutas é uma boa opção?

Sim e não. Sucos são quase 90% de água e o restante de vitaminas, sais minerais e carboidrato. Então em tese, se bem calculado na dieta, deveria servir.

Mas pense em algumas coisas: de modo algum suco centrifugado é melhor do que a fruta em si, pois retira delas as fibras. Já os sucos espremidos só tem o valor nutricional que todos nós imaginamos se forem consumidos na hora, e feitos com produtos frescos.

Os congelados e concentrados a gente sempre fica na dúvida por causa de todos aqueles conservantes, corantes, estabilizantes e demais “antes”..

Então, se for pra usar o suco como reidratante, ele deveria ser consumido diluído na proporção 1:2 (uma medida de suco para duas medidas de água), pois assim vai fornecer 6 a 8% de carboidrato (como as bebidas esportivas).

E você não deve consumir durante o exercício, apenas depois, pois o organismo não utiliza tão bem a frutose como os demais açúcares nesse momento.

O que não beber?

Certos tipos de bebidas devem ser evitados durante o exercício: Sucos de frutas, refrigerantes, soluções de glicose-eletrólitos com mais de 8% de carboidratos.

Na verdade qualquer bebida que contenha cafeína, gás e álcool, porque aumentam a produção de urina e são desidratantes.

Aliás, sobre o álcool, tem tanta coisa a dizer que eu vou fazer um artigo separado sobre ele em breve.

Beber água durante o treino na academia. Existe uma recomendação prática para a quantidade de água a se beber durante uma sessão de treinos de musculação? Sim !

Já sentiu dores de cabeça enquanto malha? Pode ser porque você não tenha bebido antes de se exercitar. De acordo com a personal trainer Larysa DiDio, o certo é beber pelo menos um copo de água antes do treino.

Beber oito copos de água por dia.


O Instituto de Medicina dos Estados Unidos recomenda 11,4 copos por dia, em um total de 2,85 litros. O número não é uma regra: a quantidade depende do seu peso, altura e massa corporal. Além disso, acabamos ingerindo água ao comermos frutas e legumes, por exemplo.

Evitar chá e café.

Acredita-se que essas bebidas possuam propriedades desidratantes por causa da cafeína. Segundo a nutricionista Lisa Cashman, é mentira. “A cafeína é diurética, mas o fluido que você ingere ao tomar chá e café compensa o líquido perdido”, garante. Só não exagere na quantidade.

Não beber água constantemente.


Não é só na academia que seu corpo precisa de água. Durante o trabalho, em casa, em qualquer lugar, tenha sempre a bebida à mão, e vá bebendo aos poucos. A nutricionista Keri Gans alerta: hidratação malfeita pode causar os mais diversos problemas nos rins.

Confundir sede com fome.

Beba água antes de comer e cheque se a vontade de comer não era apenas sede. Gans recomenda introduzir água durante as refeições, além de deixar uma garrafa ao seu lado na cama. “Assim que acordar, beba. Ajuda a hidratar melhor no decorrer do dia”.




Publicidade

3 comentários:

  1. Passei muito tempo sem fazer exercícios durante 15 anos e resolvi voltar a ativa fazendo academia, tenho 40 anos.
    No primeiro dia realizei os exercícios da esteira por 30 minutos e bicicleta por 20 minutos mais não aguentei realizar o exercício da bicicleta pois passei mal durante o exercício.Minha clicimia baixou e quase desmaei.
    O que fazer para que não ocorra isso novamente?
    O profissional na academia me orientou tomar maltodextrina com àgua, é correto isso?

    Emerson Hintz de Curitiba Pr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, acho que para o primeiro dia você poderia ter feito 20 minutos de exercício aeróbico, e no geral, 20, 30 minutos já é suficiente. Se quiser fazer mais de um aparelho, como bicicleta e esteira, divide o tempo entre os dois, por exemplo, 10 na bicicleta, 10 na esteira, vai aumentando conforme se sentir seguro. Uma alimentação correta, antes do treino, a base de proteína e carboidratos de boa qualidade podem te ajudar. Procure uma academia com boa orientação profissional sobre o treino e alimentação.

      Excluir
  2. Por Favor, já pesquisei em todo Lugar e não conseguir encontrar resposta,gostaria de beber água com gengibre porém, tenho medo de emagrecer e perder massa muscular por não ser uma pessoa gorda tenho 1,82 e peso 80 kg já malho a 1 ano . gengibre pode me atrapalhar no ganho de massa magra?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...