google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Comportamento nosso que podem deixar o cachorro chateado

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Comportamento nosso que podem deixar o cachorro chateado

Existem alguns hábitos das pessoas que fazem com que o cachorro fique muito infeliz. A vida deles é tão curta, temos que deixá-los felizes o máximo que pudermos.

O cachorro triste deve ser analisado com cuidado. Saber entender os sinais do pet é um dos deveres do dono, pois como eles não falam do mesmo modo que as pessoas, com uma “linguagem de palavras”, eles passam seus sentimentos de outras maneiras.




-->

Separamos uma lista com 5 atitudes suas que podem estar deixando seu cachorro infeliz. Vamos lá:

1- Não sair pra passear
Esse é um dos problemas mais comuns quando temos um cão. No início vem a empolgação, ficamos ansiosos para sair com o cachorro depois das vacinas. Mas aí vem a rotina, e o passeio com o cão começa a ser deixado de lado. Quase nada deixa um cachorro tão feliz quanto passear. Por que privar isso da vida dele? Pegue seu cachorro, coloque a coleira e ande com ele de 20 a 40 minutos. Você vai ver que ele vai se tornar um cão mais calmo, equilibrado, feliz e satisfeito. Passear com o cão é fundamental pra vida dele. 

2- Pegar a comida ou o brinquedo
É até comum algumas pessoas pegarem o pote de ração enquanto o cão está comendo, ou pegar um brinquedo enquanto ele está roendo. Isso é porque as pessoas querem mostrar pro cachorro quem manda e que o cão deve respeitá-las. 

Normalmente, quando um cão fica possessivo com comida ou brinquedos, é porque o dono não soube agir como líder em diversos aspectos e não soube estabelecer barreiras. Para prevenir essa possessividade, as pessoas acham que ficar tirando a comida no meio da refeição vai mostrar que elas são as líderes da matilha. Não é correto. Os cães que são criados corretamente com barreiras bem definidas vão facilmente dividir a comida e os brinquedos com seus donos, sem ficarem agressivos quando esses são retirados. 

Então pra que fazer isso toda vez que seu cachorro está comendo? Não há razão pra isso. Se você tira a comida do seu cachorro enquanto ele está comendo em toda refeição, tudo que seu cachorro enxerga é que você é um atormentador e está sempre lá pra tirar dele o que quer que ele tenha. Seu cachorro não entende porque você está fazendo isso e pode realmente se tornar ageessivo por causa do estresse de saber que alguém irá tirar a comida dele enquanto ele estiver comendo. Ou seja, você vai causar o oposto do que você queria no seu cachorro. Deixe seu cachorro comer em paz. Para que ele não fique agressivo enquanto come ou enquanto tem algum brinquedo, acostume desde filhote a estar perto dele. Faça carinho nele enquanto ele come, mexa na ração. Apenas NÃO TIRE a ração ou o brinquedo dele.

3- Castigá-lo dentro de uma gaiola / caixa de transporte
Vamos lá. Caixas de transporte são excelentes ferramentas de treinamento, como já explicamos nesse artigo. Mas, a ideia do treinamento na caixa é tornar a caixa um lugar divertido e seguro para o cão relaxar, embora muitos usem para punir o cachorro quando ele faz algo errado. Isso apenas leva o cão a odiar a caixa de transporte e quando você precisar usar a caixa pra alguma coisa (viagens de carro, viagens de avião, veterinário etc), isso será completamente estressante para o animal. 

Cachorros não entendem castigos de tempo. Eles não são seres humanos, eles não precisam de 5, 10 minutos pra pensar no que fizeram. Eles não fazem ideia do que seja isso e de porque você está prendendo ele numa caixa de transporte, num quarto escuro ou em uma corrente. Treinar um cachorro significa capturar o momento exato, seja pro bom ou pro ruim. Não adianta castigos em que ele deveria “pensar” como uma criança faria, porque cachorro é cachorro e não ser humano.

4- Gritar com o cachorro por qualquer coisa
Imagina que você entra em um novo emprego e o único treinamento que seu chefe te dá é gritando quando você erra. Você ia odiar ir pro trabalho. E você não saberia o que deveria saber, saberia apenas que quando você faz algo, alguém berra no seu ouvido. Se você tem um cão que nunca foi ensinado, e você grita com ele o tempo todo, ele ficará estressado, medroso, ansioso e assustado. Ele sabe que você está bravo mas não entende o porquê, porque ninguém ensinou pra ele o certo. 

A ligação do cão com o dono é muito importante, e se você grita com ele, só está afastando seu cão de você. Além disso, se você grita com ele por qualquer coisa, como ele vai saber quando você ficar chateado por algo mais sério? Se é tudo importante, então nada é importante, certo? ;) Por exemplo, se você solta seu cachorro em um parque e fica gritando o tempo todo pra ele, mas nunca ENSINOU ele a vir até você, o que você acha que vai acontecer se um dia ele se soltar e for em direção ao carros? Gritar com seu cachorro por qualquer coisa não ajuda-o em nada, apenas serve pra deixá-lo estressado.

5- Deixar o cachorro sozinho em casa por muito tempo
Esse é um dos assuntos que mais recebemos por e-mail. Muitas pessoas sonham em ter um cachorro, mas elas trabalham o dia todo e o cachorro teria que ficar sozinho. Aí perguntam pra gente: qual raça fica bem por 12 horas sozinha em casa? Resposta: NENHUMA. Cães são animais sociais e de matilha, que foram feitos para terem companhia constante, seja dos humanos ou de outros cães. Deixar seu cachorro completamente sozinho por um dia inteiro chega a ser cruel com ele. Existem duas soluções muito boas pra quem trabalha fora o dia todo: colocar o cachorro em uma creche para cães 3 vezes por semana (nos dois dias que ele não for ele estará super cansado do dia anterior). Ou ter outro cachorro pra fazer companhia pra ele. Veja aqui algumas dicas pra deixar o cachorro sozinho em casa. Mas lembre-se: se você trabalha fora e pretende deixá-lo sozinho o dia todo, todos os dias, considere uma das soluções que citamos anteriormente.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...