google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Qual é o segredo da asa da borboleta?

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Qual é o segredo da asa da borboleta?

AS ASAS da borboleta são tão frágeis que até o peso de uma partícula de poeira ou de uma gota d’água poderia dificultar seu voo. No entanto, suas asas estão sempre limpas e secas. 


A asa da borboleta é coberta com pequeninas escamas sobrepostas umas às outras.



Analise o seguinte: Ao estudarem a borboleta da espécieMorpho didius, pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio descobriram que, embora a asa desse inseto pareça lisa a olho nu, sua superfície é coberta com pequeninas escamas sobrepostas umas às outras, que lembram telhas em um telhado. 

A superfície dessas escamas têm minúsculas fissuras paralelas que fazem com que qualquer poeira ou gota d’água deslize e caia da asa. Engenheiros estão tentando imitar essa textura para produzir revestimentos de alta tecnologia à prova d’água e de poeira que poderão ser usados em equipamentos médicos e industriais.

A asa da borboleta é mais um exemplo de como a ciência está tentando imitar as estruturas encontradas nos seres vivos. “A natureza está cheia de maravilhas da engenharia, tanto na escala microscópica como na macroscópica, que têm inspirado a humanidade há séculos”, diz o cientista Bharat Bhushan.












Quanto tempo vivem as Borboletas?

Depende da espécie, muitas Borboletas vivem apenas algumas semanas, mas algumas Borboletas migratórias podem viver muitos meses. As Borboletas Monarcas podem viver cerca de 10 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...