google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Beber água: existem fatores que devem ser levados em conta

sábado, 13 de dezembro de 2014

Beber água: existem fatores que devem ser levados em conta

Nós aprendemos desde pequenos que a água faz bem para a saúde, mas você sabia que até para se hidratar existem fatores que devem ser levados em conta? 

O portal UOL entrevistou alguns especialistas que responderam a algumas dúvidas sobre o assunto. Confira:
Se eu tomar água em excesso, posso passar mal? 
Por muito tempo acreditou-se que era necessário consumir ao menos dois litros de água por dia. É comum pais policiarem os filhos para que eles estejam sempre se hidratando e há até aplicativos de celular cuja função é lembrar o usuário de tempos em tempos sobre a necessidade de beber água. 

Beber água durante as refeições atrapalha a digestão? 
Lembra quando você era criança e ouvia de sua mãe que “beber muito líquido durante a refeição atrapalha a digestão”? Segundo o gastroenterologista Laércio Tenório Ribeiro, isso não passa de um mito. Entretanto, “este hábito pode trazer transtornos. É o que acontece, por exemplo, nos pacientes portadores de doença de refluxo gastroesofágico. Nestes casos, a ingestão de líquidos durante as refeições aumenta a pressão dentro do estômago, facilita mais ainda o refluxo, podendo piorar os sintomas”, explica o médico. 

Porém, embora seja indiscutível a importância da hidratação, ela pode em excesso causar mal estar. Isso porque, em pessoas saudáveis, os rins filtram em média 800 a 1000 ml de água em uma hora, o que quer dizer que, em condições normais, não há risco de passar mal com quantidades de água que não excedam esses valores. Porém, volumes superiores não são recomendados. 

A água com gás hidrata menos que a natural? 
Segundo com a nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Albert Einstein, isso não é verdade. “A água com gás tem a mesma capacidade de hidratação que o líquido sem gás”. 

O hábito de beber água durante a noite está relacionado com quanto bebemos durante o dia? 
A sede noturna não tem nada a ver com a quantidade de água ingerida durante o dia. Na verdade, ela pode ser um vício e deve ser investigada. 

Que a água faz bem e é essencial para a saúde não é mais novidade, não é? Porém, como ela não tem gosto nem cheiro, muitas pessoas acabam tendo dificuldade de consumir com frequência o ideal, que é a quantidade de 2 litros por dia.

-->

Veja abaixo algumas dicas para tomar água de uma maneira mais divertida e agradável:


- Acrescente algumas frutas fatiadas ou amassadas ou mesmo as cascas delas ao copo. A água vai ganhar levemente o sabor das frutas e também um pouco das vitaminas. Pode ser abacaxi, cascas de laranja ou limão, maçã, uvas ou ervas;

- Misture na água um pouco de suco concentrado de frutas. Só não se esqueça de não exagerar, e prefira sempre as opções sem açúcar;

- Já experimentou usar cubos de gelo diferentes e divertidos? Para deixar a água bem gelada e bonita, coloque nas forminhas frutas pequenas como framboesa, amora, morango, uva, entre outras. A tática funciona muito bem com as crianças;

- Para quem não consegue se livrar dos refrigerantes, troque-os por água gaseificada. Basta completar com suco natural da fruta de sua preferência;

- As águas de cheiro são bebidas isentas de caloria e uma ótima opção para incentivar e aumentar a ingestão de líquidos durante o dia;

- Chás bem gelados ajudam a aliviar o calor e trazem diversos benefícios à saúde. Mas nada de comprá-los prontos, faça-os em casa com infusões de ervas como hortelã, alecrim ou chá-verde.

Motivos para você nunca deixar de beber água.

1 – A água evita a desidratação. Nosso corpo é composto de 72% de água e a partir do momento em que sentimos sede, já estamos desidratados. O consumo em baixa quantidade do líquido pode causar envelhecimento precoce, além de outras doenças.

2 – A desidratação contribui com doenças como alergias, asma, colite, constipação, enxaqueca, artrite, entre outras. Para prevenir, basta adotar a prática de consumir água diariamente. O recomendado são cerca de 2 litros por dia, equivalentes a oito copos.

3 – A ingestão frequente de água ajuda na sensação de saciedade, além de hidratar e evitar as calorias indesejadas. Ao urinar, o corpo se livra das toxinas e acelera o metabolismo.

4 – O consumo de água elimina mais a fadiga do que o café, que piora a desidratação, gerando mais cansaço ao fim do dia.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...