google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Saiba mais sobre: Serpentes peçonhentas brasileiras

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Saiba mais sobre: Serpentes peçonhentas brasileiras

As serpentes são animais pertencentes ao Filo Chordata, Classe Reptilia e Ordem Squamata. Possuem corpo alongado, desprovido de patas e recoberto por escamas; e a temperatura corporal varia de acordo com o ambiente, sendo, por isso, classificadas como animais ectotérmicos. Muitas são venenosas sem, no entanto, serem consideradas peçonhentas, já que esta classificação implica que tenham condições de inocularem este veneno.

-->

"Em nosso país existem mais de 370 espécies de serpentes, distribuídas em dez famílias: Anomalepididae, Leptotyphlopidae, Typhlopidae, Aniliidae, Tropidophiidae, Boidae, Viperidae, Elapidae, Colubridae e Dipsadidae. Destes indivíduos, os pertencentes às famílias Viperidae e Elapidae são os peçonhentos. "

Serpentes da família Viperidae são as jararacas, surucucus e cascavéis. Estas possuem fosseta loreal: um orifício localizado entre o olho e a narina da serpente, semelhante a uma narina.


O par de dentes para inoculação de veneno dos indivíduos desta família é longo, dianteiro e curvado para trás – se movimentando para frente no momento do bote; enquanto os demais são poucos e pequenos. Este tipo de dentição é chamado solenóglifa. Estes animais, assim como jiboias, salamantas e dormideiras, possuem a pupila com fenda.

Cascavéis possuem, no fim da cauda, uma estrutura semelhante a um chocalho. Surucucus, nesta região, têm escamas eriçadas e um pouco salientes. No caso das jararacas, a ponta da cauda é normal. Estas últimas também têm, como padrão para identificação, escamas com desenhos semelhantes a “v” invertidos, ou ganchos de telefone.



Serpentes da família Elapidae são as corais verdadeiras. Apesar de não possuírem a fosseta loreal, apresentam um padrão de cor característico: vermelho, preto e branco ou amarelo. A dentição é do tipo proteróglifa: dentes inoculadores dianteiros, fixos, pequenos e que pouco se destacam entre os demais.



ofidismo: O envenenamento causado pelo veneno das serpentes

O nome dado a acidentes envolvendo serpentes chama-se ofidismo. Em nosso país, a ocorrência anual destes eventos é de aproximadamente quinze casos a cada cem mil habitantes, com maior frequência nos meses quentes e chuvosos do ano. Medidas como: não andar descalço em ambientes propícios para ocorrência de serpentes, ter cuidado ao manipular lixo e entulho e manter quintais e casa limpos, são essenciais para evitar este problema.


Acidentes envolvendo jararacas são campeões no ranking: aproximadamente 90% dos casos. O veneno destas espécies tem ação inflamatória aguda (proteolítica), coagulante e hemorrágica, e pode provocar necrose. Já o das cascavéis é neurotóxico, e provoca visão dupla, dores musculares, urina de cor escura e dificuldades respiratórias. É o que apresenta maior letalidade, geralmente com morte causada por insuficiência renal. Surucucus apresentam veneno neurotóxico e coagulante, provocando braquicardia, hipotensão, diarreia e hemorragias. E, finalmente, o das corais verdadeiras, apresenta ação neutotóxica, provocando visão dupla, dilatação da pupila, dores musculares e insuficiência respiratória.

Em caso de acidentes, o indivíduo não deve fazer torniquetes e tampouco sugar o veneno. Lavar com água e sabão o local afetado, manter a região o mais imóvel possível e procurar imediatamente por auxílio médico, a fim de receber o soro antiofídico, são as medidas corretas.


Note o padrão de coloração típico das corais verdadeira

                                   Vídeo: Serpentes Peçonhentas Brasileiras

                              


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...