google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Facebook: que é íntimo e pessoal foi tudo pro Beleléu

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Facebook: que é íntimo e pessoal foi tudo pro Beleléu

Cada dia que passa me convenço de que esta palavrinha - intimidade - vai desaparecer das nossas mentes. Em tempos de Facebook, Twitter, Youtube e uma avalanche de outras invenções, imagino que daqui a alguns anos o significado desta palavra vai sumir do nosso cotidiano.

Em determinado momento, alguém vai pronunciar "intimidade", mas não vai encontrar nenhuma referência pra explicar o que seria isso. "Tenho uma vaga lembrança de já ter ouvido essa palavra antes, mas não faço ideia do que seja", dirá.



-->


Daí, outro alguém vai ter a brilhante ideia de recorrer ao dicionário, online, claro. E, como se descobrisse um osso de dinossauro esquecido no porão de um museu, vai ler:


- Intimidade - substantivo feminino. Caráter do que é íntimo, secreto. Na intimidade, entre íntimos, no recesso do seu lar. Privado.

Algumas folhas adiante, ops... ato falho! Uma nova consulta online e está lá:

- Privado - que diz respeito particularmente ao indivíduo, à sua intimidade familiar: vida privada.

E a leitura dos verbetes não vai levar a lugar algum. Porque será difícil entender como alguém, um dia, achou interessante e escolheu viver alguns momentos na intimidade familiar. Quem ainda hoje insistir em preservar a intimidade será lembrado quase como ET.

Pode parecer exagero da minha parte, mas não é. As crianças hoje já crescem numa outra realidade onde tudo é exposto - as fotos, as festas, as amigas, o corpo, o que fazem, o que pensam, o que escrevem... Tudo parece que só ganha importância se for compartilhado simultaneamente com muitos, milhares preferencialmente.

Quem não sabe de histórias de garotos e garotas que combinam de fazer sexo numa festa pra depois - com ou sem o consentimento de uma das partes - ter o prazer de exibir o "feito" pra todos da turma? E da turma para o mundo todo, hoje, basta um e-mail. Basta um click.

Este é um desafio que pais e mães enfrentam hoje: ensinar aos filhos pré-adolescentes e adolescentes, o que é privacidade, O que é intimidade. E quão prazeroso preservar estes valores pode ser. Esta é uma discussão boa e essencial pra se fazer em casa, na intimidade de cada família.

Só que o mundo lá fora vai numa outra direção. E sobram exemplos de que a intimidade parece mesmo com os dias contados. Os reality shows, os astros que surgem do nada menos pelo talento e muito mais pela overdose de exposição no youtube, as "celebridades" que se casam, separam, se apaixonam e desapaixonam, batizam os filhos sempre nas páginas das revistas. "Celebridade" vai assim entre aspas porque estamos gastando muito e mal a palavra célebre.

E os anônimos - loucos pra beliscar uma beiradinha desta "celebridade" - vão seguindo o mesmo caminho. Usam as redes sociais pra se mostrar em todas as ocasiões possíveis e imagináveis. Claro, se expor ou não é uma opção particular. Mas tem situações que não dá mesmo pra entender.

Essa semana vi mais dois exemplos disto.

Lá no Maranhão, um oficial da Polícia Militar, comandante de um batalhão, apareceu na internet simulando um strip tease. A gravação teria sido feita em 2008 e só agora se tornado pública. Requebra pra cá, rebola pra lá, o oficial levanta a camisa, mostra cueca, abaixa até o chão e onde ele foi parar? Na fila dos candidatos a demissão. Será exonerado se ficar comprovado que as imagens foram feitas no quartel.

E, nos Estados Unidos, Christopher Lee resolveu trair a mulher na internet. Optou pelo enredo clássico: divorciado, bonito, sarado, bem resolvido financeiramente e a procura de boa companhia. Pra completar o pacote, o sujeito se fotografou e postou a foto. Este literalmente pensou apenas no próprio umbigo, fez questão de mostrar que a parte "sarado" não era mentira. A interessada foi conferir as informações e descobriu que o sujeito era casado, deputado pelo Partido Republicano. Agora ex-deputado. Ele renunciou após o escândalo.

Pode parecer conselho de velha, mas acreditem: na posteridade online, saber o que significa intimidade vai fazer muita falta.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...