google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Cisne-branco: conheca mais sobre essa ave extraordinária

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Cisne-branco: conheca mais sobre essa ave extraordinária

O cisne-branco adultos tem em média entre 125 a 170 cm de altura, com uma longa extensão de asas que variam de 200 a 240 cm. Eles podem repousar até 1.2 m de altura em terra. Os machos são maiores do que as fêmeas.









-->

O cisne-branco é uma das aves que voam mais pesadas, sendo que o macho tem um peso médio de cerca de 12 kg e as fêmeas mais de 8 kg. A maioria das espécies de Cygnus olor é semelhante ao Cygnus cygnus, porém tem bico amarelo e preto, e ausência de um pescoço curvado, é maior e mais pesada, e não tem a característica projeção acima do bico. A voz dos cisnes lembra uma corneta.


Acasalamento

As aves possuem muitos rituais de acasalamento, quando os machos se exibem para as fêmeas. O ritual de acasalamento das aves envolve cores, canto e até dança.

Em geral, é o macho quem realiza a aproximação, exibindo sua plumagem e seu canto para cortejar a fêmea. Nadam de frente um para o outro, e se erguem até quase sair da água, se esticam e levantam o peito, as asas, e o corpo inteiro.


O casal não se separa mais até morrer.

Os cisnes, quando escolhem os parceiros, ficam juntos para o resto da vida.
Há registros de cisnes que chegaram aos 100 anos de idade.

O ninho dos cisnes fica geralmente perto d'água, na terra ou na lama, mas também é feito às vezes em ocos de árvore e até em buracos de pedra.

Antes de pôr os ovos, mamãe cisne arranca penugem da barriga dela e forra o ninho.

Os filhotinhos, mesmo depois de um pouco crescidos, ainda têm penugem por baixo das penas. O macho ajuda a cuidar dos filhotes e defende o ninho.


Quando se sente ameaçado, o cisne branco joga o pescoço para trás, levanta as asas, e ataca. 
Sua voz é mais fraca do que a dos outros cisnes, mas não sou mudo.

Quando ataca, o som é de assobio, mas quando chama os filhotes o som lembra um latido.

Um cisne zangado pode ser bem perigoso, pois as pancadas de suas asas são muito fortes.


Os filhotes do cisne-real são ativos poucas horas depois de saírem dos ovos, mas embora sejam capazes de nadar como os adultos, não conseguem nadar distâncias maiores, a não ser que a mãe os carregue sobre as costas, como no vídeo abaixo. Cisnes bebê tem o barco mais bonito e confortável no mundo, sua própria mãe! Você já viu algo assim?


 

          

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...