google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Sentir-se impotente e sem esperança são sintomas da depressão?

sábado, 24 de maio de 2014

Sentir-se impotente e sem esperança são sintomas da depressão?

Sinais e sintomas da depressão
A depressão varia de pessoa para pessoa, mas há alguns sinais e sintomas que são comuns. É importante lembrar que esses sintomas podem ser parte de algumas dificuldades normais da vida. 

Mas quanto mais sintomas você tem, mais fortes eles ficam, mais tempo eles duram, o mais provável é que você esteja a sofrer com incapacidades ligadas à depressão. Quando estes sintomas são esmagadores e incapacitantes, é quando é hora de procurar ajuda.

Sinais e sintomas comuns da depressão:
Sentimentos de desamparo e desesperança. Um panorama desolador, pensa que nunca mais nada irá ficar melhor e que independentemente dos seus esforços, não há nada que você possa fazer para melhorar sua situação.

Perda de interesse nas atividades diárias. Falta de interesse nos passatempos anteriores, lazer, atividades sociais, ou sexo. Você perdeu a sua capacidade de sentir alegria e prazer na vida.

Alterações no apetite ou no peso. Significativa perda de peso ou ganho de peso com uma alteração em mais de 5% do peso corporal num mês.

Alterações do sono. Ou insónia, especialmente acordar nas primeiras horas da manhã, ou dormir demais (também conhecido como hipersonia).

Irritabilidade ou inquietação. Sente-se agitado, e inquieto. O seu nível de tolerância à frustração é baixo, tudo e todos lhe provoca nervos.

Perda de energia. Sente-se cansado, lento, e fisicamente esgotado. Todo o seu corpo pode sentir-se pesado e até mesmo pequenas tarefas são difíceis de realizar ou a demorar mais tempo para serem concluídas.

Auto-aversão. Fortes sentimentos de inutilidade ou culpa. Você critica-se duramente a si mesmo por falhas percebidas e erros.

Problemas de concentração. Dificuldade para se concentrar, tomar decisões, ou lembrar as coisas.

Dores inexplicáveis. Um aumento do número de queixas físicas, como dores de cabeça, dores nas costas, dores musculares e dor de estômago.Os sintomas e as causas da depressão são diferentes de pessoa para pessoa, assim também são várias as formas, caminhos e ajudas para a melhoria da depressão . 

Tratamento a chave para a recuperação da depressão
O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, e não há necessariamente um tratamento adequado em todos os casos. Se você reconhecer os sinais de depressão em si mesmo ou num ente querido, levará algum tempo para explorar as muitas opções de tratamento.


Procure ajuda e apoio
Se julga que a possibilidade de conseguir vir a resolver este problema tão incapacitante como a depressão lhe parece praticamente impossível, não desespere. Sentir-se  impotente e sem esperança são sintomas da depressão, não é a realidade da sua situação. Esse tipo de pensamento é o seu problema (distorções do seu pensamento) a manifestar-se. Isso não significa que você é fraco ou que você não pode mudar! 



-->


A chave para a recuperação da depressão é começar por procurar ajuda. Ter um forte sistema de apoio no local irá acelerar a sua recuperação. O isolamento aumenta a manifestação da depressão, funciona como um combustível, por isso procure o contacto com as outras pessoas, não as evite, mesmo quando você se sente como se estivesse sozinho no mundo. Deixe a sua família e amigos saber que você está passando por um momento difícil da sua vida, eles podem funcionar como a sua primeira linha de apoio.

Faça mudança de estilo de vida saudável
Mudanças de estilo de vida saudável nem sempre são fáceis de fazer, mas eles podem ter um grande impacto sobre a depressão. 

Algumas mudanças que podem ser muito eficazes incluem:
Cultivar relacionamentos de apoio
Fazer exercícios regulares
Regular o sono
Alimentar-se saudavelmente para impulsionar naturalmente o humor
Gerir o stress
Praticar técnicas de relaxamento
Desafiar padrões de pensamentos negativos: Pense positivo, insista no pensamento positivo.

Desenvolva as suas habilidades emocionais
Muitas pessoas não possuem as competências necessárias para gerir o stress e as emoções de forma equilibrada. Construir e desenvolver competências emocionais pode dar-lhe a capacidade de enfrentar e  recuperar da adversidade, trauma e perda. Ou seja, aprender a reconhecer e expressar suas emoções pode torná-lo mais resistente. Pondere ler os artigos complementares:

Aumente o seu sucesso entendendo as suas emoções.
Aprenda a gerir as emoções e a ter controle na sua vida.
Como desenvolver equilíbrio emocional.

Os antidepressivos serão o tratamento mais eficas?
A medicação pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão em algumas pessoas, mas eles não são uma cura em si mesmo. Alerto para o facto dos medicamentos apresentarem desvantagens específicas, nomeadamente nos efeitos secundários. Aprender os factos sobre os antidepressivos e pesando os benefícios e os riscos pode ajudar você a tomar uma decisão consciente e individual sobre se a medicação é o mais certo para você. Apresento alguma informação complementar para um melhor esclarecimento acerca deste assunto:

Quebrando o mito dos antidepressivos.
Será a depressão uma doença? Talvez não…saiba porquê!
O tratamento mais eficaz para a depressão na grande maioria das vezes inclui alguma forma de terapia psicológica.  A Terapia psicológica (como aquela que eu pratico: Terapia Cognitivo-comportamental Baseada na Mindfulness e Aceitação) oferece ferramentas para tratar a depressão através de uma variedade de abordagens e aprendizagens. Além disso, o que você aprende na terapia fornece-lhe habilidades e conhecimento para prevenir a recaída da depressão. Ensinam-se técnicas práticas sobre como reformular o pensamento negativo e empregar habilidades comportamentais no combate à depressão. A terapia também pode ajudá-lo a trabalhar na raiz da sua depressão, ajudando-o a compreender porque é que sente de uma certa maneira, o que são os seus gatilhos para a depressão, e o que você pode fazer para permanecer com o seu humor mais estável e emocionalmente mais equilíbrado.

Procure ajuda profissional
Se o apoio de familiares e amigos, mudanças de estilo de vida saudável, e o desenvolvimento de competências emocionais não forem suficientes, procure ajuda de um profissional de saúde mental. Há muitos tratamentos eficazes para a depressão, incluindo a terapia  psicológica, medicação (esta de preferência em parceria com abordagem psicológica) e tratamentos alternativos. Aprendendo sobre as suas opções irá ajudá-lo a decidir quais as medidas que têm mais probabilidade de funcionar melhor para sua situação e necessidades específicas.

Dica: Leve sempre em consideração que a depressão tem mais a ver com a forma como se relaciona com a vida,  consigo mesmo e com os outros, do que provavelmente com outras “coisas”.

Causas e fatores de risco para a depressão 
Solidão
Falta de apoio social
Recentes experiências de vida stressantes
História familiar de depressão
Problemas de relacionamento ou conjugal
Tensão financeira
Trauma ou abuso de infância
Uso de álcool ou drogas
Situação de desemprego ou o subemprego
Problemas de saúde ou de dor crónica



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...