google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Os principais sintomas que de alertas para o câncer de próstata

sábado, 29 de junho de 2013

Os principais sintomas que de alertas para o câncer de próstata

Na fase inicial, podem ser notados:
• Dificuldade de urinar;
• Necessidade de urinar várias vezes, mais do que o normal;
• Dor lombar;
• Problemas de ereção;
• Jato de urina muito fraco ou reduzido.


Já na fase avançada da doença, os sintomas principais são:

• Dores ósseas;
• Infecções generalizadas;
• Insuficiência renal.


Fique ligado nos alertas do seu corpo e, caso seja necessário, procure seu médico!
 O Câncer de Próstata
A partir dos 40 anos de idade o homem está mais sujeito a problemas prostáticos e deve se conscientizar que o check-up prostático periódico (pelo menos anualmente) é de fundamental importância e pode, entre outras coisas, salvar sua vida, uma vez que o câncer de próstata, que se desenvolve em 1 de cada 10 homens, no seu início não apresenta sintomas e se diagnosticado nesta fase tem grande possibilidade de cura. Se não for detectado logo na fase inicial, pode se espalhar por todo o organismo e aí o tratamento não é mais curativo.

O câncer de próstata é o câncer mais comum no homem, e é a segunda causa de morte por câncer entre os homens. Quando detectado no início, poderá ser curado.


No seu início pode não ter sintomas. Quando progride, pode causar necessidade de urinar a curtos intervalos, especialmente à noite, dificuldade para urinar; jato urinário fino e fraco; dor ou queimação para urinar ou ejacular; sangue na urina ou sêmen e dores ósseas.

Como o Câncer de Próstata é Detectado?

A melhor maneira é através dos "check-up" periódicos. Os exames fundamentais são através do sangue (P.S.A. - Antígeno prostático específico) e exame digital da próstata. Um P.S.A. elevado poderá indicar um câncer, uma infecção/inflamação ou um aumento benigno da próstata. Apenas o médico especialista poderá identificar a causa com ajuda de exames complementares.

Se houver suspeita de câncer de próstata, o paciente deverá ser submetido a uma biópsia da próstata guiada por ultra-som transretal.

Fatores de Risco:
• História familiar - (pai, tios ou irmãos) positiva para câncer de próstata.
• Raça - O risco de desenvolver câncer de próstata é maior nos homens afro-americanos.
• Idade - Quanto maior a idade maior a incidência.
• Dieta - Rica em gordura

Tratamentos Para o Câncer de Próstata

O tratamento é individual (cada caso é um caso) e é baseado no grau de agressividade do câncer, no grau de extensão do tumor, na idade do paciente, no seu estado de saúde e nos tratamentos já realizados:

» Tratamentos Cirúrgicos - O tratamento cirúrgico (prostatectomia radical, retropúbica, laparoscópica ou perineal) do câncer de próstata, consiste na remoção de toda próstata com as vesículas seminais e a reconecção da bexiga com a uretra.

» Tratamentos Radioterápicos - Usa alta energia de raios X para matar as células cancerosas e reduzir o tumor. A radiação pode ser produzida por uma máquina externa ao corpo (Radioterapia Conformal, Radioterapia Comum) ou através de implante de material que emite radiação dentro da próstata (braquiterapia).

» Hormonioterapia - Consiste em diminuir a produção de hormônio masculino para impedir o crescimento do câncer da próstata. Isto pode ser feito com medicamentos ou uma pequena cirurgia que remova os órgãos produtores deste hormônio, como os testículos (orquiectomia).

Os efeitos colaterais do tratamento de câncer de próstata (impotência, incontinência) é decorrente por fatores como idade, grau de atividade sexual prévia à cirurgia, do quanto a cirurgia afeta o feixe nervoso que comanda a ereção e do quanto motivado, sexualmente, o paciente estará depois da cirurgia. 


Tratamentos para problemas de ereção incluem medicação oral, vácuo, auto-injeção ou implante de próteses penianas. Da mesma forma, para a incontinência o tratamento pode ser medicação oral, exercícios e até implante de esfíncter artificial.

A cirurgia visa, em primeiro lugar, a cura do câncer. Quanto menor o tumor, maior a chance de se preservar a potência sexual e a continência urinária. Daí a importância da descoberta precoce do câncer, através do check-up periódico.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...