google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Olho de peixe, causa e tratamento.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Olho de peixe, causa e tratamento.

Olho de peixe é uma doença de pele parecida com um calo, originário de uma espécie de verruga, que localiza-se na palma da mão ou na planta dos pés, causando dor e desconforto. Quando o olho de peixe localiza-se na palma da mão é chamado de verruga palmar e quando localiza-se na planta dos pés, de verruga plantar. 
O olho de peixe caracteriza-se por uma elevação da pele, formando uma pequena lesão arredondada de cor amarelada com um pontinho preto no meio, são extremamente contagiosa, sangram com facilidade ao serem feridos, aumentando assim os riscos de auto contágio. 



-->

Tratamento para olho de peixe
O tratamento para olho de peixe pode ser feito com o uso de uma pomada à base de ácido acetilsalicílico. Basta aplicar a pomada no local, fazendo uma suave massagem, até que ela seja totalmente absorvida pela pele.
  
O tratamento é lento e pode levar mais de mês usando o ácido diariamente até a verruga sumir. Outra questão é que o ácido é irritante na pele, então tem que proteger muito bem a pele sadia em volta da verruga. Cuidado ao passar a pomada, colocando somente em cima do olho de peixe. Bandagens adesivas poderão ser utilizadas para cobrir a área tratada.

Outra forma de tratar o olho de peixe é através de uma cirurgia dermatológica chamada de criocauterização ou a aplicação de nitrogênio líquido fumegante.

Causa do olho de peixe
O olho de peixe, também chamado de verruga plantar, é uma doença de pele causada pelo papiloma vírus humano (HPV) que pode penetrar na pele, ao andar descalço em locais contaminados com o vírus, como por exemplo piscinas, clubes, academias de ginástica e vestiários.

 O HPV é uma família de vírus com mais de 80 tipos. Enquanto alguns deles causam apenas verrugas comuns no corpo, outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, se transformam em câncer de colo do útero.
Para deixar bem claro, os tipos de fungos que causam o olho de peixe, não costumam causar lesões malignas, mas devem ser tratadas assim que aparecem os sintomas.



2 comentários:

  1. O que fazer se sangrar ??

    ResponderExcluir
  2. Ajudem eu fui tirar o curativo e estava com sangue nao sei oq fazer continuo o tratamento ??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...